O segundo dia da AgroSemana – Feira Agrícola do Norte arrancou com os tradicionais “Agrolympics”, as olimpíadas agrícolas de carácter nacional que juntam Escolas Profissionais da Agropecuária, promovendo o convívio, o fair play, a diversão e a demonstração das capacidades técnicas dos alunos.
Na vertente técnica, a UcaNorte XXI dinamizou a formação “Estratégias Essenciais da Sementeira à Colheita”, especialmente dirigida a jovens agricultores. O objectivo passou por “capacitar os participantes com conhecimentos técnicos e práticos fundamentais para a produção de milho de qualidade para silagem, incentivando as boas práticas agrícolas, a modernização e o profissionalismo da actual geração de agricultores, reforçando assim a competitividade do sector”, refere uma nota de imprensa da organização do certame.
“Importa destacar que a região de Entre Douro e Minho é a zona do País onde mais se semeia milho, o que confere ainda maior pertinência e impacto a esta iniciativa no território”, realça a mesma nota.
E realça ainda o início das Agrovisitas, organizadas pela equipa de veterinários da Agros, que levaram os visitantes às unidades de produção locais, proporcionando contacto directo com os produtores de leite e os seus animais.
A tarde no Espaço Cooperativo iniciou com uma prova de azeites nacionais promovida pela Fenazeites e continuou com o programa de showcookings com destaque para o Chef Rodrigo Castelo (estrela Michelin) em parceria com as Carnes da Montanha.
O segundo dia da AgroSemana – Feira Agrícola do Norte “reafirmou a importância do evento enquanto plataforma de partilha de conhecimento, valorização da agricultura e celebração da comunidade rural com o meio urbano”, adianta a mesma nota.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
