Início / Agricultura / Segunda Edição da MBIA Talk dedicada à agricultura de sucesso com vocação exportadora

Segunda Edição da MBIA Talk dedicada à agricultura de sucesso com vocação exportadora

A segunda Edição da MBIA Talk foi ontem, 25 de Outubro, palco de um painel de discussão subordinado ao tema “Estratégia e Gestão no Sector Agroindustrial Português”, que contou, entre outros, com a participação do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação.

Com o objectivo de dar espaço à discussão de ideias sobre o sector agrícola, o apoio à inovação e ao empreendedorismo agro-alimentar, esta segunda MBIA Talk ficou marcada pelo exemplo da Science4you, uma empresa de fora do sector onde a persistência, insistência e instinto do fundador foram evidenciadas pelo sales manager, Filipe Silveira, como os alicerces da empresa que se dedica ao desenvolvimento, produção e comercialização de brinquedos educativos e científicos. Alicerces que os quatro empreendedores participantes no “elevator pitch” também manifestaram.

Tendo em comum a actuação no sector agrícola, a Casa de Penalva, a Open PD, a Terra Pro e a Trigger.Systems apresentaram à plateia, composta por investidores, pessoas singulares e colectivas ligadas à agricultura e agro-industrial, entidades governamentais, regulatórias e parceiros institucionais MBIA (AICEP, ANJE, CAP, COTEC), o que oferecem ao mercado e o que os distingue e torna únicos.

Responsável por 1/5 das exportações

Com o sector agrícola a ser responsável por 1/5 das exportações, Luís Castro Henriques, administrador da AICEP, dissertou acerca do investimento directo estrangeiro no primeiro sector e evidenciou as ferramentas e mecanismos que a sua organização dispõe e que estão ao serviço também dos empreendedores agrícolas.

Espaço privilegiado de discussão e inspiração sobre o empreendedorismo e inovação no sector agrícola e agro-industrial, esta segunda MBIA Talk, que se realizou no Hotel Palácio do Governador, teve um dos seus pontos altos durante o debate moderado pelo Director geral da COTEC, Jorge Portugal. Tendo como pares de conversa o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, Francisco Gomes da Silva, docente do ISA, João Cortez de Lobão, director da Sociedade Agrícola Herdade Maria da Guarda, e Luís Mira, presidente da INOVISA, a MBIA Talks permite concluir que “temos hoje uma nova agricultura, feita por pessoas que estão por vocação, que têm formação em áreas diversas, que aportam inovação e dinamismo a um sector que tradicionalmente dava emprego à geração seguinte da família”, diz a organização do evento em comunicado.

Um posicionamento que em simultâneo traz sustentabilidade e conhecimento ao sector, e onde a resposta a problemas vem da universidade. Instituições que, de acordo com Francisco Gomes da Silva, “têm de abrir muros para maior colaboração”.

Com o secretário de Estado a evidenciar optimismo quanto ao futuro da agricultura e a deixar dois desafios aos empreendedores agrícolas – internacionalização do sector e um maior equilíbrio da cadeia alimentar –, Luís Medeiros Vieira reforçou a necessidade de se definir uma estratégia para desperdiçar menos, para se aprender a comer melhor, sem nunca perder de vista que os destinatários das políticas públicas são os consumidores.

Sensação de optimismo na agricultura

Para o director de operações da McDonald’s Portugal, Estélio Sequeira, “esta 2ª Edição MBIA Talk foi bastante positiva, penso que saímos todos deste encontro com uma sensação de optimismo em relação ao futuro da nossa agricultura. Portugal continua a exportar e representa hoje um enorme potencial que lhe pode permitir ganhar espaço num mercado global através de produtos que se distinguem principalmente pela sua qualidade de excelência. A MBIA tem na sua essência contribuir para acelerar o crescimento e inovação dos negócios agrícolas e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento deste sector”.

Já Luís Mira da Silva, presidente da direcção da INOVISA, afirma que “em mais uma iniciativa da MBIA ficámos a conhecer casos de sucesso onde ficou visível a aplicação das novas tecnologias ao sector agro-alimentar o que torna a agricultura mais sustentável, mais inovadora, mais virada para o exterior e mais rentável.”

A MBIA – McDonald’s Business Initiative for Agriculture – é uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento do sector agrícola nacional. Procura fazê-lo através da geração e partilha de conhecimento e da criação de uma relação de colaboração e proximidade entre os agricultores e o universo do empreendedorismo nacional. Esta iniciativa nasce da visão de que a aproximação entre agricultores e a rede do empreendedorismo em Portugal contribuirá para acelerar o crescimento e inovação dos negócios agrícolas e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento do sector. Com esta visão a MBIA pretende reforçar os agricultores portugueses com competências de gestão, através de iniciativas que visam este fim.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP analisa evolução do sector agrícola na última década em webinar gratuito

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal realiza no próximo dia 27 de Maio, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.