Início / Empresas / Associativismo / Sector metalúrgico e metalomecânico volta a bater recorde de exportações

Sector metalúrgico e metalomecânico volta a bater recorde de exportações

O ano de 2015 correspondeu às expectativas e, alcançou o estatuto de melhor ano de sempre do sector metalúrgico e metalomecânico, diz a AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal.

Com as vendas ao exterior a ascenderem os 14.574 milhões de euros, o metal português volta a “afirmar-se como pilar fundamental para o crescimento económico e industrial nacional”, conseguindo um crescimento de 5,6%, face ao ano anterior que compara favoravelmente com o ritmo de crescimento da indústria transformadora (3,6%) e de Portugal (3,5%), diz a associação.

Os resultados agora divulgados representam 31% do valor total das exportações da indústria transformadora nacional.

Espanha (21%), Alemanha (19%) e França (13%) continuam a ser os principais mercados de destino mas em 2015 verificaram-se crescimentos assinaláveis para mercados com elevado potencial como a Colômbia (crescimento de 49% face a 2014), Canadá (crescimento de 81% face a 2014), México (29% face a 2014) ou Reino Unido (Crescimento de 26% face a 2014).

“A AIMMAP congratula-se com estes extraordinários resultados, os quais representam um novo recorde de exportações, ultrapassando confortavelmente os notáveis números de 2014 que haviam sido também, à época, os melhores de sempre. Esta trajectória de crescimento contínuo que temos vindo a seguir, para além de confirmar a eficácia da aposta das nossas empresas na diversificação e no crescimento para mercados exigentes, reafirma a posição da indústria metalúrgica e metalomecânica portuguesa enquanto exemplo de modernização e crescimento a seguir”, refere Rafael Campos Pereira, vice-presidente da AIMMAP.

Com estes resultados, o sector vem reforçar a convicção de que os produtos e equipamentos produzidos em Portugal beneficiam de uma “cada vez mais invejável reputação de qualidade e de inovação. Esse é aliás o corolário lógico dos investimentos efectuados pelas empresas ao longo dos últimos anos em factores de diferenciação, o que lhe permitiu terem passado a competir nos mercados mais exigentes com base na qualidade da sua oferta, serviço ao cliente e time to market”, adianta a associação em comunicado.

“Prova disso é a marca Metal Portugal, criada no início de 2015, que tem contribuído para a divulgação e promoção do metal português em Portugal e no estrangeiro”, diz a mesma nota.

Sob o mote “Damos forma ao futuro”, a Metal Portugal vem acompanhar o posicionamento e o destaque que o sector tem ganho nos últimos anos, “transmitindo o dinamismo, solidez, tecnologia e modernidade que caracterizam o metal português e pelos quais o sector já é reconhecido”, afirma a AIMMAP.

Englobando uma grande diversidade de produtos, serviços e competências, o sector metalúrgico e metalomecânico representa cerca de 15.000 empresas e emprega 200.000 colaboradores, que trabalham em actividades tão diferentes como a metalurgia, a cutelaria e louça metálica, máquinas e equipamentos, produtos metálicos, equipamento de transporte e fabrico de peças técnicas utilizadas no sector automóvel, na aeronáutica, na indústria nuclear, entre outras.

metalomecanica exportações

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Idalino Leão defende fiscalização do percurso dos vinhos importados

Partilhar              O presidente da Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e de Crédito Agrícola de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.