© SRAAC

Secretaria Regional do Ambiente promove III Festival das Reservas da Biosfera Portugal na Ilha das Flores

O secretário Regional do Ambiente e Acção Climática, Alonso Miguel, presidiu, esta quarta-feira, à sessão de abertura da 3ª edição do Festival das Reservas da Biosfera de Portugal, no Centro Cultural de Santa Cruz da Flores. O evento decorrerá até 4 de Maio. Alonso Miguel destacou que “este é um evento que se tem vindo a afirmar como uma referência, a nível nacional, na promoção de territórios sustentáveis e na valorização do património natural, cultural e humano”.

O III Festival das Reservas da Biosfera dá continuidade a “uma trajectória de sucesso nos Açores, que teve início na Ilha Graciosa, em 2023, migrando para as fajãs de São Jorge, em 2024, e que em 2025 se realiza no território mais ocidental da Europa”, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

Alonso Miguel destacou a satisfação em promover este Festival na Ilha das Flores, Reserva da Biosfera reconhecida pela UNESCO desde 2009, “um território de rara beleza natural, casa de muitas das paisagens que preenchem os principais cartazes turísticos dos Açores, onde, durante os próximos dias, até ao dia 4 de Maio, haverá a oportunidade de embarcar numa jornada única pelas dimensões ecológica, cultural e social das Reservas da Biosfera”.

De acordo com o governante, “esta é uma oportunidade para fortalecer o sentimento de pertença das populações às Reservas da Biosfera e para consolidar a compreensão do seu papel enquanto laboratórios vivos de boas práticas, onde o desenvolvimento económico está indissociavelmente ligado à conservação da natureza e à valorização da identidade local”.

O secretário Regional revelou que “o festival decorre, paralelamente, nas reservas da Biosfera de Santana, na Madeira, e no Boquilobo, em Portugal continental, contando ainda com eventos-espelho promovidos nas restantes Reservas da Biosfera do país, incluindo as dos Açores, mais concretamente as Reservas da Biosfera da Graciosa, Corvo e Fajãs de São Jorge”.

O programa do III Festival das Reservas da Biosfera de Portugal conta com a dinamização de um vasto conjunto de actividades, entre as quais, percursos interpretativos e experiências de turismo activo, como o canyoning, momentos de valorização gastronómica e oficinas dedicadas à alimentação saudável com produtos locais, iniciativas de educação ambiental dirigidas às crianças, acções de limpeza costeira e subaquática, visitas a outra reserva da Biosfera, a Ilha do Corvo, exposições culturais, lançamentos de livros e conferências com oradores de referência.

“Ao longo dos próximos dias, nas Flores, teremos um programa que foi desenhado para ser inclusivo e participativo, estimulando o contacto directo com a natureza, a descoberta da identidade local, a reflexão sobre desafios globais e a partilha de conhecimentos e boas práticas entre comunidades, especialistas, instituições e cidadãos”, concluiu Alonso Miguel.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.