Início / Featured / Sardinha ganha novos sabores em semana gastronómica em Setúbal

Sardinha ganha novos sabores em semana gastronómica em Setúbal

Um conjunto de experiências gastronómicas com degustações, visitas interpretativas e a apresentação de propostas especiais nos menus de perto de seis dezenas de restaurantes do concelho de Setúbal levou à descoberta de sabores clássicos e contemporâneos na Semana da Sardinha.

Um encontro realizado este domingo à tarde no Museu do Trabalho Michel Giacometti encerrou a Semana da Sardinha, evento da Câmara Municipal de Setúbal dinamizado no âmbito do programa “Setúbal, Terra de Peixe”, com os apoios da Docapesca e da Quinta de Alcube.

O núcleo museológico municipal, instalado na antiga fábrica de conservas de peixe Perienes, serviu de cenário à iniciativa “Encontros Prováveis”, que começou com uma visita interpretativa às exposições permanentes dedicadas ao mundo do trabalho e demonstrativas dos três sectores da economia – primário, secundário e terciário – que se encontram naquele espaço.

Após a visita, a chef Isabel Fonseca conduziu uma degustação comentada com a apresentação às mais de duas dezenas de participantes de um conjunto de pratos que aliam uma abordagem inovadora à forma mais tradicional de confecção da sardinha, refere a autarquia de Setúbal em nota de imprensa.

No menu estiveram sardinha frita com cebolada e puré de batata, tiborna de sardinha com juliana de pimentos e cornetos com húmus de cenoura e sardinha, acompanhados de vinhos da Quinta de Alcube.

A Semana da Sardinha contou ainda, no domingo de manhã, com o passeio “Sardinha muito mais do que um peixe!”.

Entre os dias 1 e 10 de Julho, o evento gastronómico destacou a sardinha nas ementas de 56 restaurante do concelho, incluindo propostas gastronómicas mais arrojadas.

A sardinha setubalense, além de assada no carvão, foi apreciada em novas criações, como a da 490 Taberna STB, que disponibilizou ao público lombos braseados com escabeche em pão de forno de lenha ou da Casa do Peixe, com filetes em vinagrete.

Arroz de sardinha, no restaurante O Convés, sopa fumada de sardinha, courgette com escabeche de sardinha e figos e torricado de sardinha braseada com pimentos, no Xtoria, bruscheta de sardinha, no Sem Horas, e filetes de sardinha com molho chimichurri e saladinha de rúcula, na Tasca Kefish, foram outras propostas.

A Semana da Sardinha está englobada no conjunto de eventos gastronómicos que a Câmara Municipal de Setúbal promove regularmente ao longo do ano com o objectivo de dinamizar a economia local e, em simultâneo, de promover os produtos da região, aliando o turismo à gastronomia.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Produtores apresentam projecto de promoção da Maçã de Alcobaça em mercados externos

Partilhar              A APMA – Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça vai apresentar amanhã, 3 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.