A primeira acção de informação do Projecto Melhor Eucalipto de 2017 vai acontecer a 31 de Março em Santiago do Cacém e terá como parceiro a UNAC – União da Floresta Mediterrânica.
Destinada a proprietários e produtores florestais, esta acção decorre entre as 9 e as 14 horas. O ponto de encontro e a primeira parte da formação decorre na Delegação de Santiago do Cacém da Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano (ZAM Lote 5, Santiago do Cacém). Dali, sair-se-á para uma visita de campo.
Os temas a abordar serão a Instalação e a Manutenção de Povoamentos de Eucalipto e os oradores serão técnicos da CELPA – Associação da Indústria Papeleira (promotora do projecto), The Navigator Company, Altri Florestal e Raiz – Instituto de Investigação da Floresta e do Papel.
Potencial de aumento de produtividade
Nos municípios que compõem a Área Inter-municipal do Litoral Alentejano, a que Santiago do Cacém pertence, o potencial teórico de aumento de produtividade dos eucaliptais seria de 40% se toda a área de eucalipto existente fosse rearborizada recorrendo às melhores práticas silvícolas e a plantas melhoradas, calcula a CELPA.
O Projecto Melhor Eucalipto tem como objectivo a divulgação das melhores práticas disponíveis para a gestão de povoamentos de eucalipto junto de técnicos, produtores e proprietários florestais, contribuindo para a melhoria de produtividade do eucaliptal nacional.
Durante o ano de 2016, o Projecto Melhor Eucalipto esteve em Penafiel, Mortágua, Góis, Castanheira de Pêra, Figueira da Foz, Abrantes e Torres Vedras.
As próximas acções de informação serão mais a Norte, em Sanfins do Vouga, a 7 de Abril e em Coruche no dia 12 de Abril. O calendário completo pode ser consultado aqui.
Agricultura e Mar Actual