Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / Santander Totta já recebeu 200 intenções de investimento em reabilitação urbana

Santander Totta já recebeu 200 intenções de investimento em reabilitação urbana

O Santander Totta tem já em análise 200 intenções de financiamento ao abrigo do programa IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, num montante superior a 414 milhões de euros.

Destas intenções de investimento, 178 milhões de euros são em imóveis que se destinam a exploração turística e 130 milhões de euros em edifícios destinados à habitação para venda. As restantes intenções de investimento destinam-se a fins diversos, entre os quais edifícios de utilidade pública, imóveis para arrendamento, para fins comerciais e para habitação própria.

Primeiro contrato assinado em Lisboa

Entre os projectos, 49 são da zona de Lisboa, num montante total de 220 milhões de euros. O primeiro contrato de financiamento na capital foi assinado na semana passada pelo Santander Totta. Trata-se de um novo projecto habitacional que irá nascer na rua do Ouro – Áurea 178 – e que prevê um investimento de 2,35 milhões de euros.

Este é o terceiro contrato feito pelo Santander Totta, em quatro já realizados no âmbito do IFRRU. Os dois primeiros são referentes a projectos localizados na Madeira.

713 milhões de euros disponíveis

Com 713 milhões de euros disponíveis, o Santander Totta é o banco com maior lote para financiamento a empresas e particulares com projectos de reabilitação urbana, ou seja 53% do total disponível. Do montante referido, 375 milhões de euros são fundos do Santander Totta e 338 milhões fundos do IFRRU 2020.

O programa beneficia de uma taxa de juro mais favorável (cerca de metade em relação aos produtos para a mesma finalidade) e de uma comissão inicial única, que inclui dossier, avaliação e formalização.

Os montantes de financiamento podem ir até 20 milhões de euros, com prazos alargados – maturidade a 20 anos para arrendamento e de 7 anos para venda –, e carência até 4 anos.

O IFRRU, que foi lançado em Outubro, é um instrumento financeiro composto por empréstimos hipotecários e empréstimos com garantia das SGM (Sociedades de Garantia Mútua) para apoiar projectos de reabilitação e revitalização urbanas, e de eficiência energética, em todo o território nacional, em áreas definidas como prioritárias por cada Câmara Municipal.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.