Início / Agricultura / Salomé Rafael: empresas que participam no Nersant Business aumentam exportações

Salomé Rafael: empresas que participam no Nersant Business aumentam exportações

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém analisou os dados referentes às exportações das empresas participantes no Nersant Business em 2014 e 2015 e concluiu que entre 2012 e 2016 o volume de exportações das mesmas aumentou 28 milhões de euros, um incremento na ordem dos 31%.

Este e outros dados foram hoje, 15 de Outubro, apresentados durante a sessão de abertura do Nersant Business 2018, encontro internacional de negócios que se realiza em Tomar, no Hotel dos Templários, até à próxima quarta-feira.

O forum, organizado pela Associação Empresarial da Região de Santarém, já vai na sua 7ª edição e é uma das maiores mostras de networkig em Portugal. Este ano reúne 200 empresários de 38 países, vindos de todo o Mundo.

Entre os sectores de actividade que vão estar representados, destaque para a agro-indústria, comércio de produtos agro-alimentares e bebidas. No ano passado foram realizadas mais de 1.000 reuniões de negócios. E Nersant garante que fez um trabalho prévio no sentido de elaborar um calendário de reuniões B2B para cada um dos participantes.

Já na 7.ª edição

“O Nersant Business está na 7.ª edição. Iniciámos este trabalho apenas com 6 países no primeiro ano e fomos avançando no tempo com alguma aprendizagem. Neste momento temos connosco 38 países, o que é bastante significativo” diz a Presidente da Nersant, Salomé Rafael.

Aquela responsável adianta que “para além desta presença significativa, importa também monitorizar resultados. Verificámos que as empresas que estiveram presentes no certame aumentaram significativamente as exportações. E que cerca de 700 pessoas passaram a ter emprego na região”.

Salomé Rafael destacou ainda que “as exportações têm aumentado bastante em relação à média nacional no Ribatejo. A região aumentou as suas exportações em 25% nos últimos 3 anos. Não obstante termos algumas condições a nosso favor, como as acessibilidades e localização central, temos empresários com muita garra e determinação. É isso que vemos quando analisamos os resultados do Ribatejo, do distrito de Santarém”.

Região tem “uma potencialidade imensa de negócios”

Por sua vez, a presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, destacou o facto de a região ter “uma potencialidade imensa de negócios”. A edil de Tomar referiu ainda os templários como identidade da cidade e identidade nacional.

“Os templários foram sempre guerreiros, assim como estes empresários que lutam todos os dias para que os seus negócios vinguem. Que seja um evento com uma relação win-win para todos: para nós, território, e para vós, empresários”, frisa Anabela Freitas.

Estudo da Nersant contempla um universo de 102 empresas

O estudo da Nersant contempla um universo de 102 empresas. A Nersant verifica ainda que as empresas participantes no Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo viram o seu volume de negócios aumentar entre 2012 e 2016, mais de 75 milhões de euros, um aumento de 19%.

O mesmo aconteceu com o VAB, que aumentou 41%, tendo um aumento de 28 milhões de euros entre 2012 e 2016. Relativamente aos resultados líquidos do exercício apresentados pelas empresas participantes no Nersant Business entre 2012 e 2016, que era negativo em 3,6 milhões, constata-se uma melhoria significativa, na ordem dos 20 milhões de euros, um aumento de 463%.

Quanto ao número de empregados, verificou-se a criação de 645 postos de trabalho entre os anos de 2012 e 2016, um aumento de 23%. Há ainda a referir que só 64% das empresas exportavam, tendo este número subido para 73,5%, passando de 65 para 75 empresas.

Reuniões de negócios

As reuniões de negócios arrancaram logo de seguida. Estão presentes delegações estrangeiras de 38 países: Alemanha, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Bósnia, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, Colômbia, Emiratos Árabes Unidos, Equador, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Holanda, Hong Kong, Hungria, Índia, Irão, Lituânia, Marrocos, México, Moçambique, Namíbia, Paraguai, Peru, Polónia, Qatar, Reino Unido, República Checa, Roménia, São Tomé e Príncipe, Senegal, Sérvia e Tunísia.

Destaque para a agro-indústria

São diversos os sectores de actividade que vão estar representados, com destaque para a agro-indústria, comércio de produtos agro-alimentares e bebidas, construção civil e obras públicas, materiais de construção, energias renováveis/alternativas, metalomecânica, transportes e logística, tecnologias da informação e da comunicação (TIC), entre outros.

O Nersant Business permite que cada um dos empresários portugueses que participam no evento possa reunir no mesmo espaço com empresários estrangeiros, com o objectivo de apresentar a sua empresa, o seu negocio, produto ou serviço e daí obter mais-valias comerciais.

Calendário de reuniões B2B

Há um trabalho prévio por parte da Nersant no sentido de elaborar um calendário de reuniões B2B para cada um dos participantes e de acordo com os seus objectivos específicos, e que se realizarão nos primeiros dois dias do evento (15 e 16 de Outubro).

O terceiro dia (17 de Outubro) é dedicado a visitas às empresas portuguesas participantes. No ano passado foram realizadas mais de 1.000 reuniões de negócios.

O Nersant Business tem como objectivos proporcionar a realização de negócios entre os empresários ribatejanos e de todo o País com os empresários estrangeiros, promover a internacionalização das empresas e dar a conhecer aos investidores presentes as potencialidades do Ribatejo, nomeadamente as infra-estruturas de acolhimento existentes, entre as quais se incluem Centros Tecnológicos, cinco novos Parques de Negócios e escolas profissionais que trabalham em cooperação com empresas e instituições de ensino superior.

O Nersant Business é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do projecto Ribatejo Global, aprovado pelo Compete 2020 no âmbito do SIAC e financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no portal oficial www.business.nersant.pt.

Outras questões relacionadas com o evento devem ser remetidas ao Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da Nersant, através dos contactos 249 839 500 ou datic@nersant.pt.

Ver também:

Nersant Business 2018 arranca com 200 empresários de 36 países com destaque para o agronegócio

Agricultura e Mar Actual

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Verifique também

Oceanário de Lisboa celebra mês das crianças com entrada gratuita para os mais pequenos

Partilhar            O Oceanário de Lisboa, durante o próximo mês de Junho, e em celebração do mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.