Início / Agricultura / Saiba como podar macieiras: os princípios básicos

Saiba como podar macieiras: os princípios básicos

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Olá! Espero que se encontrem bem! Hoje vou falar-vos sobre um tema que é muito pedido: as podas! Para começar, neste artigo irei falar sobre os princípios básicos para podar macieiras correctamente. Também tem macieiras em casa? Se sim, vai gostar deste artigo.

Saiba mais sobre as maceiras

As macieiras são um dos principais exemplos de fruteiras que podem ser plantadas nesta estação em que nos encontramos. Um dos principais conselhos que posso dar antes de comprarem estas árvores de fruto é que escolham variedades de macieiras que se adaptem ao local que têm disponível para estas. Se tiverem pouco espaço disponível optem por uma variedade de macieiras anãs como a Maçã Sun Red.

Normalmente, as macieiras começam a dar fruto ao fim de 3 a 5 anos e atinge a maior produtividade entre os 10 e os 20 anos podendo continuar a frutificar até aos 50 anos de idade.

Na época da floração que coincide com a Primavera, as suas flores brancas embelezam o seu pomar.

A colheita das maçãs ocorre a partir do Outono e estende-se até Inverno (excepto a Royal Gala que pode ser colhida no Verão). Para auxiliar o processo de crescimento e desenvolvimento destas árvores de fruto, é normal usarem-se uma estaca que dê suporte a este tipo de fruteiras. Garanta que o local onde instalar estas fruteiras tenha várias horas de sol por dia, um solo nutricionalmente rico e bem drenado. Garanta também que as macieiras são instaladas em locais abrigados dos ventos fortes e geadas. Evite locais muito sombreados.

Um dos conselhos que mais dou quando alguém pretende comprar macieiras é que opte por uma árvore de fruto que possua raízes nuas, evitando comprar macieiras com “aspecto seco” e com aspecto já muito desenvolvido pois a probabilidade de “vingar” é menor.

No momento da plantação da(s) macieira(s), remova qualquer vestígio de pedras ou infestante e após esse momento, abra uma cova com aproximadamente 50cm de profundidade e plante a sua macieira. Garanta que rega frequentemente as suas fruteiras especialmente nos primeiros tempos de vida. Para melhores resultados, no momento da plantação coloque um fertilizante que garanta os nutrientes que estas árvores de fruto necessitam especialmente nos primeiros tempos.

como podar macieiras

Tudo o que deve saber antes de podar macieiras

Antes de começar a podar as suas macieiras, deve ter em atenção que são árvores de fruto de folha caduca que possuem uma tendência natural em produzir abundantemente os seus frutos de dois em dois anos, “fenómeno” que é conhecido por alternância.

Como é óbvio, a poda das macieiras é um óptimo procedimento a adoptar para poder contornar esta alternância. A poda das macieiras deve ser realizada idealmente entre Janeiro e Março, evitando por isso que este procedimento seja feita nos meses anteriores a este período. Se o fizer, as macieiras ficarão mais sensíveis ao aparecimento de doenças além de que a probabilidade de que o tronco e ramos danifiquem é superior. Aconselho a que faça a poda das macieiras especialmente quando o tempo estiver seco, evitando a todo o custo que a poda das macieiras seja feita em períodos de geada.

quando podar macieiras

Quando podar macieiras: conheça quais os momentos ideais

As principais fases da poda das macieiras são a poda de formação , a poda de Inverno e a poda de Verão ou em verde.

O primeiro, a poda de Inverno, que deve ser realizada desde o inicio do Inverno até ao fim desta estação- de fins de Dezembro a Março. Este período coincide com o período de dormência desta árvore de fruto. É importante também ressalvar que quando mais tarde efectuar a poda das macieiras (desde que o faça no período de dormência destas) mas facilmente reconhecerá os órgãos da planta dado que os gomos florais ou reprodutivos já estão mais “salientes” e dessa forma será mais fácil distinguir dos gomos vegetativos.

Nota: os gomos florais dão origem às flores e os gomos vegetativos às folhas

podar macieiras

Podar macieiras: como saber o que podar

Imagine que vai podar as macieiras que tem no seu pomar e está a pensar o que tem de fazer em primeiro lugar.

Observe

Sim, a observação é primeira etapa e procedimento que deve ter em conta para conseguir apurar qual a sua forma. Dessa maneira, conseguirá podar de acordo com a estrutura e orientação da sua macieira e evitará erros.

Detecte os ramos ladrões e elimine-os

Os ramos ladrões são ramos vegetativo, muito vigorosos, verticais, pouco ramificados e que devem ser eliminados. Estes, têm origem em gemas aparentes são muitas vezes classificados como ramos “bravos” ou naturais, tirando “força” à árvore. Normalmente, os ramos ladrões que estão localizados no pé da fruteira ou no tronco até ao primeiro ramo estrutural são removidos.

Elimine ramos secos e doentes

Também devem ser eliminados na poda das macieiras todos os ramos secos ou doentes para evitar a propagação da doença aos restantes ramos. Os ramos que se cruzam(para evitar fricção) ou que se posicionam para o interior da macieira devem também ser eliminados pois receberão pouco luz e terão pouco arejamento/entrada de ar. No caso dos ramos da macieira que se cruzam, deve eliminar o que está pior posicionado.

podar macieiras

Identifique os ramos estruturais da macieira e pode-os em 1/3

Agora que já fez as etapas que indiquei acima chegou a hora de identificar os ramos estruturais e podá-los. Os ramos estruturais identificam-se facilmente por serem cónicos e que têm tendência a desenvolver sub-ramos na zona mais baixa também designada por basitonia.

Ramos estruturais- fonte da imagem: DRAPC disponível em https://www.drapc.gov.pt/base/documentos/pomoideas_regionais_fichas_varietais.pdf

Depois de identificar na sua macieira quais os ramos estruturais e pode 1/3 do seu prolongamento.

Agora, identifique os ramos novos da sua macieira e pode de 4 a 5 olhos. Se os ramos forem muito vigorosos pode no máximo 4 brotos. Identifique os brotos e corte-os sempre a 1 cm do olho virado para fora. O corte deve ser ligeiramente inclinado no sentido contrário à orientação deste de forma a que a água não fique parada nestes locais.

Observe também se as suas macieiras possuem verdascas que correspondem a ramos finos e compridos onde é possível observar na extremidade um gomo floral. Se achar depois de o observar que entrará em floração, não o pode.

Muitas macieiras têm a forma de espaldeira que consiste numa técnica que permite a orientação das árvores em geral sobre uma parede ou treliça, permitindo a formação de desenhos geométricos simétricos.

Se a sua macieira for em espaldeira deve podar pelo menos 3 olhos dos ramos frutíferos.

Normalmente, no fim de podar as macieiras e outras árvores de fruto, pulveriza-se com um produto que permite proteger a fruteira do aparecimento de possíveis problemas.

como podar macieiras

Podar macieiras: poda de Verão

A poda de Verão ou em verde é realizada durante o período vegetativo e provoca efeitos na posição dos ramos no crescimento vegetativo e na sua capacidade produtiva. Faz parte da poda de manutenção e permite uma maior diferenciação floral, cicatrização mais bem feita, maior arejamento da copa da árvore, frutos com melhor qualidade e reduz os custos de produção.

Neste tipo de poda, devem mondar-se os frutos depois de ocorrer a sua queda fisiológica para garantir que não haja frutos a mais e devido ao excesso, tenham menor calibre. Deixe no máximo 15 maças por metro linear. Aproveite também para despontar os raminhos novos.

Agricultura e Mar Actual

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Verifique também

Câmara Municipal lança aplicação de apoio às empresas do concelho com o lema “Compre em Barcelos”

Partilhar            A Câmara Municipal de Barcelos, através de uma parceria com a marca P.negócios.pt, vai disponibilizar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.