Início / Agricultura / Sabe como utilizar todas as ervas aromáticas? Conheça o guia de utilização da Quinta Pedagógica da Caria

Sabe como utilizar todas as ervas aromáticas? Conheça o guia de utilização da Quinta Pedagógica da Caria

As ervas aromáticas são plantas, normalmente de pequenas dimensões, cujas folhas e outras partes verdes soltam aromas. São muito procuradas para a culinária e outros usos domésticos e industriais. São um ingrediente essencial no mundo da gastronomia.

Há várias receitas que não poderiam existir sem uma mão cheia de coentros ou salsa, umas folhas de manjericão ou um ramo de alecrim. Pois, para o ajudar, a Quinta Pedagógica da Caria elaborou o “Guia de utilização de ervas aromáticas”, que tem disponíveis nos seus terrenos.

Sabia que a hortelã-vulgar (Menta spicata) é expectorante e descongestionante nasal; eficaz contra a bronquite, aftas, cólicas e diarreia; diurética, estimula a sudação ajudando a baixar a febre; antiespasmódica e vermífuga corrente (lombrigas)?

Mas é também utilizada como condimento em sopas, molhos, legumes estufados, geleias e sobremesas. Utiliza-se em refrescos e infusões frias pois é muito refrescante.

Manjericão

Já o manjericão-de-folha-larga (Ocimum basilicum), conhecido como basílico (que deriva do Grego e quer dizer erva “Real”), tem origem na Ásia e África, sendo tradicionalmente utilizada nas pizzas Margherita, no molho Pesto, na gastronomia Italiana em geral e noutras especialidades da culinária mediterrânica. É um ingrediente essencial na mistura de Ervas da Provence.

Uma erva que combina na perfeição com tomate cherry e queijo fresco, requeijão ou Mozzarella. É também muito
versátil em saladas, refina o sabor de pratos de carne ou peixe e em caldeiradas (juntar só no final).

Por sua vez, o tomilho‑limão (Thymus × citriodora), de intenso e agradável aroma cítrico “digamos que é o Ex‑Libris das aromáticas” da Quinta Pedagógica da Caria.

É excelente para temperar aves, tofu, peixe ou saladas. Usado em infusão ou tisanas é digestivo e muito reconfortante, ajudando a prevenir constipações.

Pode fazer o download do Guia aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CITAB promove webinar gratuito sobre mel monofloral na prevenção e tratamento da Covid-19

Partilhar              O CITAB — Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas promove um webinar sobre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.