Início / Featured / Sá Carneiro. A vida do homem que durante onze meses foi primeiro-ministro de Portugal

Sá Carneiro. A vida do homem que durante onze meses foi primeiro-ministro de Portugal

Aos 46 anos, no dia 4 de Dezembro de 1980, Francisco Sá Carneiro, fundador e líder do PSD, morreu em Camarate. Junto de Snu Abecassis, a mulher por quem se apaixonou e por quem desafiou as leis da Igreja, da família, da sociedade e da política. Muitos viam-no como o rosto da esperança, o futuro da política portuguesa. Outros criticavam-lhe o carácter e a forma de fazer política. A sua morte precoce, envolta em mistério e polémica, fez dele um mito.

Depois de cinco anos de pesquisa exaustiva – através da recolha de fotografias e documentos nunca vistos, perdidos em arquivos privados, e de 76 entrevistas aos familiares mais próximos, a amigos de infância, a companheiros e a adversários, o jornalista Miguel Pinheiro traça a biografia completa, pessoal e política de Francisco Sá Carneiro.

Neste livro, que se publica no 40º aniversário da sua morte e com um novo prólogo, tomamos conhecimento dos episódios até então desconhecidos da vida do homem que durante onze meses foi primeiro-ministro de Portugal: a depressão que sofreu e depois tentou esconder de 11 de Março de 1975, a decisão de se esconder. O caso com Snu por medo de perder algumas eleições, as cartas de divórcio não publicadas, a tentativa de declarar o casamento inválido no Vaticano, a forma como gostava de desafiar a morte em aviões e helicópteros e os detalhes dos violentos confrontos políticos com Álvaro Cunhal, Ramalho Eanes e Mário Soares.

Autor

Miguel Pinheiro é director executivo do Observador. Publicou os livros “A Noite Mais Longa” e “A Máquina do Poder” (este último em co-autoria com Gonçalo Bordalo Pinheiro) e organizou o último livro de crónicas de Vasco Pulido Valente, “De Mal a Pior”. Foi director da revista Sábado durante nove anos e passou pelo semanário O Diabo, pelo diário A Capital e pelo jornal 24Horas, onde foi director adjunto. Recebeu o prémio Grande Reportagem atribuído pela revista Grande Reportagem.

Editor: Esfera dos Livros

Nº Págs.: 784

PVP: 32 euros

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Italiano Mirko Giannella vence final do Concurso Internacional de Corte de Presunto Ibérico

Partilhar             more  O italiano Mirko Giannella foi o vencedor da final do Concurso Internacional de Corte …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.