Início / Agricultura / Rui Nabeiro morre aos 91 anos
Créditos fotografia: Sara Matos

Rui Nabeiro morre aos 91 anos

“É com profunda tristeza que partilhamos a notícia do falecimento de Rui Nabeiro”. Assim anuncia a Delta Cafés a partida do Comendador e fundador do Grupo Nabeiro.

“Para uns Comendador, para outros Sr. Rui, para todos nós uma pessoa verdadeiramente inspiradora que fez da sua vida e paixão pelo café um exemplo para todos os portugueses. Único nas suas qualidades humanas e nos seus valores, deixa-nos um legado de generosidade, empatia e proximidade. Até sempre Sr.Rui”, adianta a Delta Cafés.

Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu a 28 de Março de 1931, em Campo Maior, no Alto Alentejo. Morreu este domingo aos 91 anos, no Hospital da Luz, em Lisboa, onde estava hospitalizado devido a problemas respiratórios.

Grupo Nabeiro

Em 1961, na vila de Campo Maior, dentro de um pequeno armazém de 50m2, Rui Nabeiro começou o seu negócio com a torra de 30 kilos de café por dia. E assim, cria a marca de café mais conhecida dos portugueses, a Delta Cafés.

Em 1984 cria a maior fábrica de café da Península Ibérica, a Novadelta. Na década de 80 a tecnologia revolucionou o Mundo e o Grupo Nabeiro tirou partido dos avanços tecnológicos, reestruturando as suas empresas enquanto apostava na certificação.

Em 1986 o Grupo dá início à internacionalização, com a entrada no mercado de Espanha, coma criação do seu primeiro departamento em Badajoz.

Já em 1993, inaugura a fábrica Tecnidelta — Equipamentos Hoteleiros, empresa no sector de equipamentos e serviços para a hotelaria, restauração e distribuição alimentar.

Um ano depois o Comendador Rui Nabeiro partilha a “sabedoria e tradição” com a inauguração do Museu do Café em Campo Maior. Ainda em 1994, o Grupo recebe o Certificado de Qualidade na Novadelta, tornando-se assim na primeira empresa do sector certificada pelo sistema de normas NP EN 29002/ISSO 9002.

Quatro anos depois foi o café oficial da Expo’98, continuando ainda a apostar na internacionalização com a entrada no mercado de Angola, através da Angonabeiro.

Continuando a inovação, empreendedorismo, em 1999 o Grupo cria o Cartão Cliente Delta Cafés.

Em 2000, o Grupo reforça os seus valores e o conceito de responsabilidade social. Para além do Projecto de Cidadania em Timor – Delta Cafés Timor – e do movimento de Voluntariado Empresarial – Um Coração Chamado Delta – lança a Delta Magazine – uma publicação vocacionada para o canal HORECA.

Já em 2003, a Novadelta é a primeira empresa com Certificado de Qualidade. “A chegada do novo milénio reforçou a vontade de chegar mais longe, e 2003 foi o ano em que abrimos o portefólio do grupo a outras marcas”.

 

Em 2005, reconhecendo a “importância de dar de volta” é criada a Associação Coração Delta e inaugurado o Centro Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro.

2007 é o ano de entrada do Grupo nos vinhos, com a Adega Mayor. Ano que ficou ainda marcado com o lançamento da marca Delta Q. E enquanto inovava e expandia o alcance do Grupo, continuou no trilho do apoio à comunidade com a inauguração do Centro Educativo Alice Nabeiro.

A internacionalização do Grupo continua em 2008 com a criação da Delta França. Em 2010 cria o Diverge – Centro de Inovação do Grupo Nabeiro e em 2012 expande o negócio ao Brasil com a criação da Delta Foods Brasil.

Em 2014 é inaugurado o Centro de Ciência do Café, um espaço único na naquela que é considerada a capital do café, a Vila de Campo Maior. “Ver, tocar, fazer e aprender misturam-se com os aromas da torrefacção, despertando novas formas de aprendizagem para todas as idades”.

A entrada do Grupo Nabeiro na China acontece em 2015 com a criação da Delta Food Shanghai. No mesmo ano inaugura a Fábrica Tecnidelta II, unidade fabril onde produz máquinas e moinhos de café, e lança o MIND – Modelo de Inovação da Delta no Grupo Nabeiro.

Em 2016 é o Café oficial da Web Summit, onde apresentou o Qoffee Qar I – um robot com máquina de café que através de reconhecimento facial e inteligência artificial segue o operador, e que pela primeira vez possibilitou que o café fosse ao encontro do consumidor.

Em 2019, para além de lançar o primeiro Programa de Inovação aberta Disruption, entrou no mercado da Polónia, inaugurou a Herdade dos Adaens e adquiriu capital da marca de águas Alardo.

Um ano depois, em 2020, o Grupo começa a década com o lançamento da cápsula biodegradável Delta Q eQo.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.