Início / Agricultura / Revista da APH: edição de Primavera dedicada às aromáticas e medicinais e Agricultura 4.0

Revista da APH: edição de Primavera dedicada às aromáticas e medicinais e Agricultura 4.0

Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) e Agricultura 4.0 são os temas centrais da edição de Primavera da Revista da Associação Portuguesa de Horticultura (APH).

Nesta edição pode conhecer as conclusões do Estudo do Sector das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares em Portugal; aprender a fazer óleos essenciais directamente da Natureza e descobrir os benefícios das PAM na prevenção e controlo da diabetes.

Saiba ainda como pode criar um jardim biodiverso amigo dos polinizadores, usando espécies de plantas aromáticas.

Agricultura 4.0

Segundo a Associação Portuguesa de Horticultura, a Agricultura 4.0 “é o caminho para um futuro sustentável dos sistemas agroalimentares” e foi o tema da maior competição formativa do País para estudantes de Ciências Agrárias — as 24H Agricultura Syngenta — organizada pela Associação Portuguesa de Horticultura. Descubra na revista as tecnologias digitais que os 150 estudantes desta competição tiveram oportunidade de experimentar e que serão uma peça-chave no seu futuro como agrónomos.

Aceda aqui aos temas desta edição. Pode assinar a revista da APH aqui.

Colóquio Nacional de Plantas Aromáticas e Medicinais

Relembre-se que o III Colóquio Nacional de Plantas Aromáticas e Medicinais (CNPAM2022) realizou-se na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESA/IPCB), nos dias 24 a 25 de Março, seguido de um Encontro de Produtores, no dia 26, com visitas a empresas do sector na região.

O CNPAM2022 foi organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura, em colaboração com a ESA/IPCB e o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (CBPBI).

Várias dezenas de investigadores apresentaram trabalhos científicos sobre inovação, uso terapêutico e medicinal das PAM e outras aplicações desta flora tão diversificada e extremamente rica que existe em todo o País.

Da gastronomia, ao seu uso como agentes de controlo natural de pragas na agricultura, à cosmética e à medicina, são inúmeras as aplicações e as potencialidades de valorização das PAM, cujas mais recentes inovações foram reveladas no CNPAM2022.

Veja a foto-reportagem do Colóquio aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Fórum Açores Bio associa-se à Feira Agrícola 2022

Partilhar              O 2º Fórum da Agro-pecuária Biológica – Açores Bio 22 – associou-se à Feira Agrícola …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.