Início / Agricultura / Restolhos, palhas e fenos asseguram alimentação animal

Restolhos, palhas e fenos asseguram alimentação animal

Após um ciclo vegetativo caracterizado por uma produção abundante de matéria verde e seca, em geral de elevada qualidade alimentar, as disponibilidades de alimento nos prados e pastagens de sequeiro estão a esgotar-se, referem as Previsões Agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), a 31 de Julho.

Adiantam os técnicos do INE que, na maioria das explorações agropecuárias em regime de produção extensiva, iniciou-se a utilização dos agostadouros (restolho que fica no campo após a ceifa dos cereais) e a suplementação com palhas e fenos, que suprem por completo as necessidades alimentares dos efectivos.

A utilização de rações industriais registou níveis muito inferiores aos valores habituais para a época.

Julho muito frio e seco

Explica ainda o INE que o mês de Julho caracterizou-se, em termos meteorológicos, como muito frio e seco. A temperatura média do ar (21,2ºC) foi inferior à normal em cerca de 1ºC, tendo sido o Julho mais frio dos últimos trinta anos. Quanto à precipitação, o valor médio de 7,8mm correspondeu a cerca de 57% do valor normal mensal.

Foram ainda frequentes as manhãs com céu encoberto ou com nevoeiros, com elevados teores de humidade relativa do ar.

Estas condições meteorológicas permitiram a realização com normalidade de todos os trabalhos agrícolas e favoreceram o desenvolvimento vegetativo das culturas instaladas. Verificou-se, no entanto, um aumento da pressão da generalidade das doenças criptogâmicas, com especial destaque para o míldio no tomate para a indústria e oídio nas vinhas.

Necessidades hídricas

Quanto às disponibilidades hídricas, e apesar da escassa precipitação ocorrida, estas continuam a ser suficientes para assegurar as necessidades das culturas e dos efectivos animais.

No final de Julho, o teor de água no solo, em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas, registou uma diminuição face ao final de Junho, apresentando valores inferiores a 60% em grande parte do território, sendo mesmo inferiores 40% em alguns locais do interior.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.