Início / Agenda / Restaurantes da Sertã oferecem degustação grátis de Maranho e Bucho da Sertã

Restaurantes da Sertã oferecem degustação grátis de Maranho e Bucho da Sertã

São vários os restaurantes no concelho da Sertã que vão oferecer, durante os fins-de-semana do mês de Fevereiro, uma degustação grátis de Maranho e Bucho a todos os seus clientes. A iniciativa deste ano traz novidades com inclusão dos Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim.

A campanha, destinada a todos aqueles que fizerem as suas refeições num dos restaurantes aderentes, tem como objectivo promover e divulgar os dois principais pratos da gastronomia sertaginense, além de mostrar que os empresários da restauração, a Aproser — Associação de Produtores do Concelho da Sertã e o Município da Sertã “estão unidos no importante desígnio que é o de potenciar o turismo no concelho”.

Restaurantes aderentes

Os restaurantes que aderiram a esta iniciativa na Sertã são:

  • Ponte Velha
  • Ponte Romana
  • Rotunda Doce
  • Palheiro
  • Santo Amaro
  • Regional
  • Pic-Nic
  • Lagar
  • Vilaça

Já em Cernache do Bonjardim aderiram os restaurantes:

  • Rotunda
  • Lampião 2
  • Centro Náutico do Zêzere (Trízio)

E por fim, em Pedrogão Pequeno aderiram os restaurantes:

  • Sabores da Montanha
  • Gerações.

Talhos com desconto

Ainda neste âmbito, durante o mesmo período, os Talhos Casel, Talhos Coelho e Silva e Carnes Simões vão oferecer um desconto de 5% na compra de Maranho e Bucho da Sertã.

Este ano a novidade será a inclusão das pastelarias (Império, Docinhos de S.Nuno e Rotunda) na degustação, assim quem se dirigir a estes estabelecimentos, na compra de 5 Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim, será oferecido 1.

Para os seus responsáveis pela organização do evento, esta “é uma iniciativa que dá visibilidade ao trabalho que, anualmente, todos eles desenvolvem em prol da gastronomia, dando a conhecer e provar o que de melhor se faz na Sertã”.

“As entidades organizadoras e empresários da restauração acreditam que esta é uma campanha que trará retornos consideráveis, visibilidade ao seu trabalho, e sobretudo porque permite afirmar as potencialidades do concelho”, refere fonte institucional da Aproser.

Mas que iguarias são estas que tem a Sertã? Pois saiba nas linhas abaixo.

Maranhos

Iguaria que terá aparecido há mais de duzentos anos, por alturas das Invasões Francesas. A base deste prato é a carne de cabra e/ou ovelha, animais cuja criação é muito frequente por todo o concelho da Sertã. Além deste ingrediente, entram na sua confecção o presunto, chouriço, hortelã, arroz, sal e vinho branco.

Os Maranhos ganharam fama, sobretudo durante o século XX, e eram um prato habitual nos dias de festa, fosse a família pobre ou rica. Hoje em dia, é possível encontrar esta iguaria diariamente nos restaurantes de toda a região.

Bucho Recheado

O bucho recheado parece ter origem na região do Alentejo, tendo a receita sido trazida para as zonas da Beira Alta e Beira Baixa pelos inúmeros jornaleiros que trabalhavam, naquela região do País, durante a época das colheitas.

Cada região deu ao bucho recheado uma identidade própria. No concelho da Sertã, o consumo desta iguaria foi, durante as primeiras décadas do século XX, um exclusivo da altura do Carnaval, generalizando-se depois a outras festividades ao longo do ano.

À semelhança do que se passou com o maranho, a introdução deste prato na ementa dos restaurantes do concelho conferiu-lhe um maior protagonismo e visibilidade, sendo hoje presença assídua nas mesas dos sertaginenses.

Os ingredientes utilizados na confecção do bucho recheado à moda da Sertã são, além do bucho de porco, o lombo do porco, galinha, presunto, ovos, chouriço magro, pão caseiro e vinho branco.

Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim

Os Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim são um produto de referência no concelho da Sertã, tendo a sua fama crescido nos últimos anos no panorama nacional, com publicações como o “Guia de Compras – Produtos Tradicionais” e “Guia dos Bons Produtos Tradicionais”.

A sua origem remonta a finais do século XIX, início do século XX, desconfiando-se no entanto que foram introduzidos em Cernache do Bonjardim por via conventual, pelo facto de terem existido seminários. colégios e conventos religiosos na vila e também por dois dos principais ingredientes (a gema de ovo e a amêndoa) que fazem parte da receita dos Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim serem tipicamente usados nos doces conventuais.

Concelho da Sertã

O concelho da Sertã está situado no centro de Portugal, com ligações rodoviárias às cidades de Lisboa e do Porto (a 1h40) e a muitos outros locais como Coimbra, Tomar e Conimbriga (a 45m) e à Batalha, Monsanto ou Fátima (a 1h).

Este concelho possui um “deslumbrante património natural e histórico”, além de uma gastronomia variada. Foi também ali que nasceram dois grandes vultos da História de Portugal: Nuno Alvares Pereira e o Pe. Manuel Antunes.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Estremoz recebe congresso internacional sobre a viticultura romana e inovação

Partilhar              O congresso internacional “Criando narrativas para a viticultura romana: Arqueologia, património, inovação e transferência de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.