O restaurante Puttanesca, em Leiria, organiza dia 20 de Fevereiro a primeira etapa das Jornadas Gastronómicas Carnes de Origem. Como estreia, a escolha recai sobre “El Buey Gallego”, uma carne de luxo, incluída na lista dos “50 manjares mais exclusivos” do reputado gastrónomo Killian Fox, do The Guardian.
A refeição será acompanhada integralmente por vinhos Herederos del Marqués de Riscal, produtor de alguns dos vinhos espanhóis mais reconhecidos a nível mundial. Para as entradas, Arienzo “Crianza” 2012 e Sauvignon Blanc 2014, a acompanhar um “pão caseiro do nosso forno e azeite Transmontano, berbigão da Foz do Arelho ao Natural, Morcela de Burgos assada no Forno e Pimentos de Padrón”, diz a gerência do restaurante.
A estrela da noite será apresentada em seguida: “chuleton de boi e costela “Rubia Gallega” com batatas assadas alioli e salada de laranja com cebola”, tudo harmonizado com o Baron de Chirel 1996 e o Reserva 2011. Para a sobremesa, o Reserva 2009 acompanhará um “Arroz doce caseiro, Queijo da Serra Curado, frutos secos e compota caseira”.
Esta é uma oportunidade para provar, em Leiria e pelas mãos do chef Nuno Santos, um prato de carne que conquistou também a preferência dos críticos da Time e da revista americana Vogue, Lydia Imoi e Jeffrey Steingarten, para quem a carne de boi galego é a melhor que alguma vez comeram, classificando-a ambos como “o bife perfeito”.
Desde 1994, o chef Nuno Santos considera-se “fora do rebanho”, afirmando este restaurante como um dos destinos de gastronomia ibérica de referência em Portugal.
Agricultura e Mar Actual