Início / Agricultura / Rendimento unitário do tomate para a indústria mantém-se. No girassol sobe 10%

Rendimento unitário do tomate para a indústria mantém-se. No girassol sobe 10%

A cultura do tomate para a indústria, e apesar do aumento da frequência dos tratamentos fitossanitários preventivos, registaram-se focos intensos de fungos, nomeadamente de Phytophthora infestans (causador do míldio do tomateiro).

Referem as  Previsões Agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), a 31 de Julho, que estes fungos são de “controlo muito difícil, e que afectaram a produção em algumas plantações”.

Rendimento unitário semelhante

As searas mais adiantadas estão próximas da colheita, esperando-se que a primeira unidade transformadora inicie a laboração na segunda semana de Agosto. O INE estima um rendimento unitário semelhante ao alcançado na campanha anterior.

Girassol também com atraso

Quanto ao girassol, a maioria das searas encontra-se na fase de enchimento do grão, com um atraso de algumas semanas face ao habitual. Os povoamentos, mesmo os de sequeiro, apresentam bom aspecto vegetativo, prevendo-se uma produtividade 10% acima da registada em 2017.

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.