Início / Agricultura / REN promove acção de reflorestação na Figueira da Foz com alunos do Paião

REN promove acção de reflorestação na Figueira da Foz com alunos do Paião

A REN — Redes Energéticas Nacionais, em parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz e a Quercus, promoveu hoje, 6 de Dezembro, uma acção de reflorestação, que juntou cerca de 100 alunos da Escola EB 2,3 Pedrosa Veríssimo, em Paião. Sob o lema “Juntos Plantamos o Amanhã”, os alunos do 2.º ciclo desta escola do concelho da Figueira da Foz, plantaram cerca de 2.000 árvores, entre medronheiros e pinheiros mansos.

O programa iniciou-se com uma apresentação da REN e da Quercus, onde foram dadas a alunos e professores algumas dicas sobre a importância da biodiversidade e instruções técnicas sobre a plantação de árvores.

De seguida, alunos, professores, responsáveis da Câmara Municipal da Figueira da Foz, da REN e da Quercus participaram numa acção de reflorestação numa área florestal na freguesia do Paião.

Ordenamento florestal equilibrado

De acordo com Miguel Pereira, vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz, “esta acção resulta da motivação e consciencialização ambiental de todos, na perspectiva de um ordenamento florestal equilibrado que promova a biodiversidade, a sustentabilidade ambiental e a resiliência da floresta. A aposta na floresta autóctone será o maior legado que poderemos deixar às próximas gerações”.

E acrescentou que “a Câmara Municipal acompanha este esforço de reflorestação sustentável, com acções permanentes de sensibilização junto das escolas, com a sementeira de espécies autóctones, produzindo plantas nativas. Em 2018, a Câmara Municipal da Figueira da Foz plantou directamente 30.000 árvores (pinheiros e carvalhos), apoiando também outras acções particulares, como é o caso das acções da REN. Para 2020, perspectiva-se a plantação de mais de 50.000 árvores autóctones além das parcerias a constituir que poderão atingir outras 30.000”.

Corredores de transporte de energia

Já para João Gaspar, responsável da área de Servidões e Património da REN, “esta acção representa a continuidade do trabalho de ordenamento dos nossos corredores de transporte de energia em todo o País. Com a conclusão deste novo projecto, no concelho da Figueira da Foz, passamos a ter mais de 40% da área florestal reconvertida nesta região, ou seja, substituindo espécies de rápido crescimento e maior propensão a incêndios, por espécies autóctones de crescimento mais lento e geradoras de rendimento anual para os proprietários dos terrenos”.

“Só neste concelho, já plantámos mais de 45 mil árvores, na sua maioria pinheiros mansos, e nos últimos 4 anos já limpámos o equivalente a 250 campos de futebol” salientou ainda o responsável da REN.

Nas iniciativas de reflorestação e reconversão de faixas promovidas pela REN nos últimos 10 anos, foram plantadas mais de 1 milhão de árvores, que representam 10% da área florestal ocupada pelas suas infra-estruturas de transporte de energia. A empresa pretende atingir os 25% até 2025. Actualmente a REN é responsável pela limpeza de 21 mil hectares de floresta em todo o País.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.