Início / Agricultura / Relatório de Execução do plano de acção para uso sustentável de fitofarmacêuticos está online

Relatório de Execução do plano de acção para uso sustentável de fitofarmacêuticos está online

A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária acaba de divulgar o Relatório de Execução do Plano de Acção Nacional para o Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos (PANUSPF).

O documento apresenta a análise global da implementação do PANUSPF desde a sua aprovação, em Outubro de 2013, focando os resultados alcançados e analisando os mesmos através dos indicadores estabelecidos.

O relatório salienta que o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), bem como outras entidades, submeteram várias candidaturas que se enquadram no âmbito do PANUSPF com vista a fomentar redes operacionais proponentes de actividades de demonstração no âmbito da Protecção Integrada e uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos.

Os projectos criados terão o seu desenvolvimento durante o próximo quinquénio de execução do PANUSPF.

Inovação e tecnologia

Por outro lado, foram criados 19 Grupos Operacionais e aprovadas candidaturas a financiamento no âmbito do Plano  e Desenvolvimento Rural 2014 – 2020 com interesse relevante para as temáticas do PANUSPF.

Frisa o relatório que durante a vigência do Plano foram iniciados e concluídos vários projectos aprovados no âmbito do uso sustentável dos produtos fitofarmacêuticos.

Foram ainda publicados os seguintes documentos para a cultura da oliveira:

  • “Boas Práticas no olival e no lagar”, onde se dá particular ênfase à Protecção Integrada e às práticas agrícolas susceptíveis de proporcionar aos inimigos da cultura as condições mais desfavoráveis ao seu desenvolvimento, bem como às mais favoráveis ao desenvolvimento da fauna auxiliar na limitação das espécies fitófagas;
  • “Protecção Integrada da cultura da oliveira”, que pretende suportar a adopção dos princípios gerais da protecção integrada para o controlo dos principais inimigos da cultura da oliveira.
  • Foram criadas as plataformas electrónicas HORTINET e FITORREGA onde se podem encontrar diversos fora de discussão sobre temáticas no âmbito da protecção das culturas e modos de produção sustentáveis.

Pode consultar o Relatório completo aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.