Início / Featured / Relato da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães candidato à Memória do Mundo da UNESCO

Relato da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães candidato à Memória do Mundo da UNESCO

Portugal e Espanha vão submeter à UNESCO documentos sobre a viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, numa candidatura conjunta ao Registo da Memória do Mundo, anunciou o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, após a 4ª reunião da Comissão Nacional das Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação, em Lisboa.

Santos Silva detalhou que se trata de um conjunto de 15 documentos, incluindo o Diário de Pigafetta, cronista da viagem; um relato indirecto, por Fernando de Oliveira; e 13 documentos que existem nos arquivos nacionais de Portugal e Espanha, “que permitem compreender, também de outros pontos de vista, o significado absolutamente inaugural da viagem de circum-navegação”. A candidatura será apresentada até final de Novembro, assegura o Governo.

Augusto Santos Silva sublinhou a singularidade deste conjunto de documentos exemplificando com a carta que o Rei de Espanha dirigiu ao Rei português explicando que o facto de ter promovido e financiado uma viagem às ilhas Molucas não significava nenhuma tentativa de embaraçar ou prejudicar os interesses da coroa portuguesa.

“Esperamos que os outros 11 países percorridos pela viagem de circum-navegação se associem”, disse o ministro, acrescentando que “certamente apoiarão esta candidatura”.

Registo da Memória do Mundo

O programa Memória do Mundo foi criado pela UNESCO em 1992 com o objectivo de proteger e promover o património documental mundial através da conservação e do acesso aos documentos.

Neste registo estão inscritos diversos documentos e conjuntos documentais portugueses, o mais conhecido dos quais é a carta do achamento do Brasil, redigida por Pedro Vaz de Caminha.

Constam ainda deste registo o Tratado de Tordesilhas, o relatório da primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, o roteiro da primeira viagem de Vasco da Gama, o livro de registo de vistos concedidos pelo cônsul de Portugal em Bordéus Aristides de Sousa Mendes, entre outros.

Diário de Pigafetta

Prevista para breve está, também, a publicação da “primeira tradução portuguesa, com os aparatos eruditos necessários, do texto canónico do diário de Pigafetta”, o cronista da viagem.

“Desde 1999 que dispomos de um texto fixado filologicamente a partir das várias versões que existem dos diários de Pigafetta. Esse texto, que ainda não está traduzido em língua portuguesa, passará a estar, mercê do trabalho de estrutura de missão e da equipa científica dirigida pelo professor Henrique Leitão”, disse Santos Silva.

A primeira viagem à volta do planeta realizou-se em 1519/1522, tendo sido capitaneada por Fernão de Magalhães e, depois da morte deste, nas Filipinas, por Juan Sebastián Elcano.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Balanças Marques faz balanço positivo de presença em feira no Egipto

Partilhar              A Balanças Marques foi uma das 5 empresas portuguesas a participar, conjuntamente com a Associação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.