Início / Agenda / Rei de Espanha e Marcelo inauguram IV Encontro Internacional de Reitores Universia

Rei de Espanha e Marcelo inauguram IV Encontro Internacional de Reitores Universia

O Rei Don Felipe e o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, irão presidir na próxima segunda-feira, dia 21 de Maio, à inauguração do IV Encontro Internacional de Reitores Universia. A acompanhá-los estarão, entre outras personalidades, o secretário-geral da OCDE, Ángel Gurría, e a presidente da Universia e do Banco Santander, Ana Botín.

O IV Encontro Internacional de Reitores Universia que se celebra coincidindo com o VIII Centenário da Universidade de Salamanca irá oferecer, sob o lema “Universidade, Sociedade e Futuro”, um espaço de debate em que os peritos de todo o Mundo irão aprofundar as bases da Universidade, o seu presente e futuro imediato.

Irão assistir mais de 700 reitores e representantes académicos de todo o Mundo, personalidades da política, de empresas e de instituições nacionais e internacionais.

Temas em debate

O debate irá centrar-se em três eixos temáticos de especial interesse para o mundo académico: “Formar e aprender num mundo digital”, “Investigar na Universidade, um paradigma em revisão?” e “A contribuição da universidade para o desenvolvimento social e territorial”.

Entre os oradores, destacam-se figuras como as que fazem parte do painel de inauguração: Pam Fredman, presidente da International University Association, María José Alonso, Catedrática da Universidade de Santiago de Compostela e membro da National Academy of Medicine dos EUA, e Leila Janah, fundadora e CEO da Samasource e LXMI, empresas cuja missão é acabar com a pobreza mundial dando oportunidades de trabalho a pessoas em situação sócio-económica desfavorável.

As conclusões do debate ficarão registadas na “Declaração de Salamanca”, com o compromisso das autoridades e reitores assistentes para que a Universidade avance, através de acções concretas, em consonância com as necessidades da sociedade do século XXI.

Microbiólogo Francis Mojica

O microbiólogo, investigador e docente da Universidade de Alicante, Francis Mojica, mundialmente conhecido pelas suas investigações em genomas relacionadas com os mecanismos de imunidade em células procariotas, irá proferir a conferência de encerramento deste encontro, que terminará no dia 22 de Maio com um acto presidido por Ana Botín acompanhada pelo Presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy.

O simpósio dará continuidade aos encontros do Rio de Janeiro (Brasil, 2014), Guadalajara (México, 2010) e Sevilla (Espanha, 2005), e conta com o apoio do Banco Santander, empresa que mais investe em apoio à educação no mundo (Relatório Varkey/UNESCO–Fortune 500), que mantém mais de 1.200 acordos de colaboração com universidades e instituições académicas de 21 países através do Santander Universidades, e agrupa mais de 1.300 instituições académicas ibero-americanas através da Universia.

Pode acompanhar online

O debate poderá ser acompanhado em streaming, através das redes sociais do Encontro e do Web site oficial –www.universiasalamanca2018.com – e culminará com a publicação da Declaração de Salamanca, onde se reunirão as principais conclusões e propostas para contribuir para a construção da universidade do futuro e para a sua missão como motor do progresso e do desenvolvimento social.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CITAB promove webinar gratuito sobre mel monofloral na prevenção e tratamento da Covid-19

Partilhar              O CITAB — Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas promove um webinar sobre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.