Início / Agricultura / Regulador de crescimento de plantas Crapal é o produto do mês da Nutrisapec

Regulador de crescimento de plantas Crapal é o produto do mês da Nutrisapec

O Crapal, um regulador de crescimento das plantas composto por paclobutrazol, um triazol que inibe o crescimento vegetativo, é o “produto do mês” da Nutrisapec.

O produto está indicado para a monda química de frutos em damasqueiro, ameixeira, pessegueiro e nectarina, para o controlo vegetativo em macieira, pereira, damasqueiro, ameixeira, pessegueiro e nectarina e para a indução floral e controlo vegetativo em citrinos ornamentais (em estufa e ao ar livre).

A Nutrisapec explica que o paclobutrazol é um inibidor  do alongamento celular e da extensão dos entrenós e actua retardando o crescimento da planta pela inibição da biossíntese das giberelinas. O produto é passivamente absorvido pelas raízes, caules e folhas e translocado pelo xilema a outras partes da planta.

Culturas, doses, épocas e condições de aplicação

crapal ficha 01

A Nutrisapec salienta que o Crapal “deverá ser utilizado com acompanhamento técnico adequado” e que o volume de calda a utilizar é de 1000 L/ha.

Modo de preparação da calda

No recipiente onde se prepara a calda, deitar metade da água necessária. Juntar a quantidade de produto a utilizar e completar o volume de água, agitando sempre. Evitar deixar a calda em repouso.

Modo de aplicação

Calibrar correctamente o equipamento, assegurando a uniformidade na distribuição de calda no alvo biológico pretendido. Calcular o volume de calda gasto por ha em função do débito do pulverizador (L/min), da velocidade e largura de trabalho (distância entrelinhas). Adicionar a quantidade de produto proporcionalmente ao volume de água distribuído por ha, pelo pulverizador, de forma a respeitar a dose.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.