Início / Mar / Aquacultura / Regionais Madeira. PS promete “assegurar investimento necessário para a renovação integral de toda a frota pesqueira”

Regionais Madeira. PS promete “assegurar investimento necessário para a renovação integral de toda a frota pesqueira”

O Partido Socialista da Madeira (PS Madeira) compromete-se a “assegurar o investimento necessário para a renovação integral de toda a frota pesqueira até o final do mandato, quer através de verbas disponibilizadas pela União Europeia, quer através da alocação de verbas do orçamento regional”, caso ganhe as eleições legislativas regionais de 24 de Setembro.

Outra das promessas eleitorais dos socialistas madeirenses passa pela criação de um Cluster da Indústria do Pescado Sustentável. Isto desenvolvendo “uma estratégia regional da bioeconomia azul, integrando pesca, aquacultura e indústria de transformação do pescado sustentável”, e transitando “de um modelo de piscicultura costeira insustentável para a aquacultura offshore oceânica sustentável , explorando tecnologias de controlo e gestão, indústrias de manutenção de estruturas de aquacultura, indústria de transformação do pescado, logística de transporte marítimo-aéreo e inovação tecnológica”.

O PS Madeira defende ainda a criação da Blue Business School, em parceria com a Universidade da Madeira, “integrada com programas de aceleração e incubação de startup’s, para posicionar a Madeira como um centro de excelência global no empreendedorismo e inovação da economia azul sustentável”.

Curso de Engenharia e Economia Oceânica

Criar o curso de Engenharia e Economia Oceânica na Região Autónoma da Madeira, abrangendo disciplinas como engenharia naval, biologia, metalomecânica, tecnologias de informação, direito e economia do mar, “de modo a afirmar a Madeira como um pólo internacional de formação de profissionais altamente qualificados na área do mar, atraindo investimento empresarial e capacitando uma nova geração de empreendedores para impulsionar a economia do mar da Região”, é outra das apostas dos socialistas madeirenses.

Por outro lado, o PS Madeira defende a integração da economia do mar no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) e a realização de “um grande evento anual na Madeira envolvendo o CINM e o Registo Mar, focado na economia azul”, além da criação da marca-certificação “Mar Madeira” “para garantir a qualidade dos produtos e serviços relacionados à economia azul” na Região.

O PS Madeira, liderado por Sérgio Gonçalves, promete também “evoluir para um modelo de piscicultura sustentável, utilizando sistemas multitróficos de baixo impacto visual, alimentação e produção sustentáveis e regenerativas”, assim como “reintroduzir o parecer vinculativo das autarquias no licenciamento para instalação infra-estruturas de produção aquícola marinha“.

Outra das promessas é “incentivar a utilização de energias renováveis na actividade pesqueira, além de promover modelos de negócio baseados na economia circular, visando a eliminação do lixo produzido no processo de pesca”.

Pode ler o programa eleitoral do PS Madeira aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Confagri lança série de 5 vídeos sobre “As Cooperativas e a Inovação na Agricultura”

Partilhar              A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal quer …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.