Início / Agricultura / Região dos Vinhos Verdes prevê aumento de 15% na produção com vindima em Agosto

Região dos Vinhos Verdes prevê aumento de 15% na produção com vindima em Agosto

A Região dos Vinhos Verdes prevê um aumento de 15% na vindima de 2017 que, este ano, deverá antecipar-se e arrancar no final do mês de Agosto. A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) destaca uma boa nascença, um bom vingamento, fraca pressão de míldio e uma área de vinha nova bastante significativa como os principais motivos para o crescimento esperado.

Após um Inverno similar ao do ano anterior, mas com condições climáticas na Primavera excepcionais, 2017 tem favorecido o vingamento da maior parte das castas sem registo de graves ataques de doenças e pragas. Se, nas uvas brancas – que assumem o papel principal na produção da Região – o aumento de produção chega aos 15%, no caso das uvas tintas regista-se um incremento de 10% face a 2016.

Verão quente antecipa vindima

Para o presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro, “a previsão de continuidade de um Verão quente leva-nos a crer que a data da vindima pode ser antecipada para as últimas semanas de Agosto. Neste momento, sabemos já que a colheita será de excelente qualidade e que aumentaremos a produção, o que corresponde às necessidades dos produtores face ao crescimento que o mercado externo vem assumindo consistentemente desde 2004”.

Recorde-se que a Região dos Vinhos Verdes produziu, na anterior vindima, cerca de 80 milhões de litros, ocupando o segundo lugar no consumo interno e assegurando a exportação para 107 países.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.