Início / Agricultura / Regadio salva produção de maçã, a crescer 25%. Pêra Rocha aumenta 20%

Regadio salva produção de maçã, a crescer 25%. Pêra Rocha aumenta 20%

O Boletim Mensal da Agricultura e Pescas de Outubro de 2017 do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), revê uma “boa campanha nas pomóideas”, apesar da seca, pois são produzidas maioritariamente em regime de regadio.

“Produzida maioritariamente em regime de regadio, a falta de precipitação não afectou a produção de maçã, cuja apanha decorreu em Agosto e Setembro. Prevê-se um aumento de produção para as 300 mil toneladas (+25% face a 2016), com as maçãs a apresentarem bons calibres e coloração normal”, dizem os analistas do INE.

De referir que se registou o desvio de alguma produção para a indústria, em particular nos pomares do interior Norte, afectados por quedas de granizo no princípio de Julho e em finais de Agosto.

Pêra Rocha

Quanto às pêras, a colheita da pêra Rocha (variedade largamente predominante) iniciou-se na segunda semana de Agosto e já se encontra concluída, tendo as elevadas temperaturas obrigado a um esforço (reforço de equipas) para aumentar o ritmo da colheita, no sentido de garantir as condições de conservação.

Apesar da estenfiliose continuar a ser responsável pela rejeição de muitos frutos (que ficam no campo), o INE prevê um aumento de produção de 20% face à campanha anterior, para valores próximos da média do quinquénio. Os calibres ficaram um pouco aquém do previsto e os frutos apresentaram pouca carepa.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Feira de Inovação Agrícola do Fundão já tem inscrições abertas para empresas e projectos do sector

Partilhar              A terceira edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão irá decorrer, entre os dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.