Início / Empresas / Reduzir o consumo eléctrico para preservar o ambiente

Reduzir o consumo eléctrico para preservar o ambiente

Sabemos que o ambiente é algo que tem merecido cada vez mais atenção, à medida que a população em geral se vem apercebendo que o que podemos fazer nem sempre é fácil, mas quando conseguimos, tem repercussões positivas para nós e para os outros.

É desta forma que, embora a energia em Portugal seja cada vez mais verde, com um crescimento constante desde 2010, é preciso termos também a noção de que na nossa casa podemos fazer um pouco mais.

Desta forma, criámos uma pequena lista de coisas que podemos mudar hoje mesmo no nosso lar para conseguirmos ter uma abordagem mais regrada ao consumo eléctrico e ao mesmo tempo mantermos a qualidade a que estamos habituados. 

Usar lâmpadas económicas ou leds

O uso de lâmpadas económicas é cada vez maior, mas a tendência é que nas casas que são construídas ou remodeladas existirem leds. Em qualquer uma das opções estas são as opções mais regradas em consumos energéticos para a nossa casa, que podem ainda ser potenciadas com as lâmpadas inteligentes.

Uma lâmpada inteligente permite mudar a cor, a intensidade, e podemos até activar ou desactivá-la com um pequeno toque numa app ou através de assistentes virtuais como o Google ou a Siri, ou os serviços da Alexa.

Assim, aliamos qualidade à tecnologia, podendo reduzir o consumo eléctrico. 

Equipamentos de classe A

Os equipamentos que tem em sua casa, principalmente os que dizem respeito à electrónica, devem ser sempre que possível de classe A. Mas temos de ser realistas, nem sempre esta classe existe, e nem sempre o equipamento que queremos tem um bom preço. Neste caso, uma classe até D é melhor, porque quando menor a letra do alfabeto, melhor o ambiente fica porque menos energia gastamos.

Qualquer equipamento pode ter uma classe melhor, basta procurar por tudo o que usa em sua casa, como torradeira, equipamentos de cardio que tenha em casa, frigoríficos, máquinas de lavar, etc.. 

Faça uso da luz natural

Sempre que consiga, use luz natural que seja proveniente de fontes como o sol que lhe oferece uma boa claridade na maior parte do dia.

Se estiver numa vivenda, poderá também optar por painéis solares e vender a sua energia que possa sobrar de volta à rede, mas sabemos que isto não é uma realidade com todas as pessoas.

Dito isto, utilize cortinados que deixem passar alguma luz, para que possa desfrutar de algo verdadeiramente natural como uma luz no seu escritório ou no seu quarto, varanda, etc..  

Gestão eficiente de electricidade

Se nada disto resultar, pode sempre reduzir o consumo de electricidade de uma forma matemática. O site da ERSE (entidade reguladora do sector energético em Portugal) oferece um serviço de análise de mercado considerando a sua factura mensal, informando que empresas podem vir a prestar um melhor serviço em termos de preço mantendo o tipo de energia.

Isto é, vendem a energia mais barata do que o serviço onde está atualmente, e pode mudar a qualquer momento de fornecedor para o que tiver melhor preço.

 
       
   
 

Verifique também

Caja Rural del Sur quer 800 milhões de euros de volume de negócios em Portugal

Partilhar              A Caja Rural del Sur pretende alcançar um volume de negócios superior a 800 milhões …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.