Quota de pesca de goraz aumenta 100 toneladas nos Açores

O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou, em Ponta Delgada, que os Açores vão receber este ano “mais 101 toneladas de quota de goraz”, nos termos de uma resolução hoje publicada no Jornal Oficial da União Europeia.

Fausto Brito e Abreu salientou que esta decisão é o resultado de um processo iniciado em Novembro de 2014 pelo Governo dos Açores, que pediu à Comissão Europeia a transferência para este ano da quota não utilizada no ano passado, ao abrigo de um regulamento comunitário.

Brito e Abreu considera, no entanto, que a quota para esta espécie na Região continua a ser “restritiva” em 2015 e que a interdição da sua pesca em vigor durante a segunda quinzena de Julho “se continua a justificar para fazermos uma gestão inteligente da quota”.

No final do ano passado, o Conselho de Ministros das Pescas da União Europeia aprovou, em Bruxelas, um corte de 25% nos totais admissíveis de captura (TAC) para o goraz em águas açorianas para este ano e um corte idêntico para 2016.

A Região tinha recebido uma quota para este ano que permitia capturar 678 toneladas e que agora foi aumentada para 789 toneladas.

Em 2016, a quota mantém-se em 508 toneladas.

O goraz é uma espécie de elevada relevância económica para as pescas nos Açores, representando cerca de 7% do total de capturas e mais de 20% do valor total da primeira venda em lota.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.