Início / Agenda / Quinta Pedagógica da Caria tem curso de enxertia em árvores de fruto

Quinta Pedagógica da Caria tem curso de enxertia em árvores de fruto

A Quinta Pedagógica da Caria vai realizar a 6ª edição do Curso de Enxertia em Árvores de Fruto. Esta acção de formação, de 4 horas, é presencial, 50% prático e realiza-se a 9 Abril, das 9 às 13 horas. Esta formação só ocorre 1 vez por ano. Em Maceira, Torres Vedras.

Este curso tem como formador José Carlos Ferreira, produtor biológico e Eng. agrónomo, foi professor no Instituto Superior de Agronomia e presidente da Agrobio — Associação Portuguesa de Agricultura Biológica.

Nesta formação, os formandos deverão aprender a elaborar sozinho 3 tipos de enxertia, a compatibilidade das árvores (enxertos e porta-enxertos) e factores de sucesso das enxertia.

A parte prática inclui: demonstração; treino prático; e esclarecimento de dúvidas.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Enxertia

A enxertia é uma técnica que tem alguns milénios. Enxertar consiste em transferir um tecido de uma planta para a outra, ou seja, é uma forma de multiplicação das plantas ou árvores.

Podem ser utilizados diferentes tipos de enxertia, onde através da inserção de uma parte da planta que se escolheu preservar é possível alterar a planta onde se insere o enxerto.

À planta que recebe o enxerto dá-se o nome de porta-enxerto ou cavalo. À planta que se vai multiplicar dá-se simplesmente o nome de enxerto.

A técnica de enxertia é muito importante porque permite preservar uma variedade específica, que tenha interesse por exemplo pelo sabor ou nível produtivo.

Caso tenha uma árvore que seja de uma variedade rara ou difícil de encontrar, a enxertia é a técnica ideal para criar mais árvores iguais.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 7 a 13 Outubro 2024

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Ovinos Na semana em análise deu-se …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.