Início / Agricultura / Quinta do Monte d’Oiro em destaque no restaurante Vigarista

Quinta do Monte d’Oiro em destaque no restaurante Vigarista

O restaurante Vigarista, na Ericeira, promove no dia 4 de Março, pelas 20h30, um jantar vínico com os vinhos da Quinta do Monte d’Oiro, juntando os melhores néctares do produtor com a excelência da arte da gastronomia.

O jantar inicia-se com uma entrada de marisco acompanhada pelo Quinta do Monte d’Oiro Lybra Branco, um vinho com aromas muito finos a citrinos e alperce. Segue-se um bacalhau confitado ao forno com broa de milho que é harmonizado com um vinho fresco, cremoso e delicado: Quinta do Monte d’Oiro Madrigal.

Para prato de carne a sugestão é um lombo de vitela de leite com batata e arroz colorido, que se completa em perfeita harmonia com o elegante Quinta do Monte d’Oiro Lybra Tinto. Esta deliciosa experiência gastronómica culmina com uma tábua de queijos servida com Quinta do Monte d’Oiro Reserva Tinto, o verdadeiro exemplo de um Syrah à moda do “velho mundo”.

A Quinta do Monte d’Oiro, localizada em Alenquer, é conhecida desde o século XVII como um local privilegiado para a produção de vinhos de alta qualidade. O seu produtor, José Bento dos Santos, aposta nas castas Syrah, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Petit Verdot e Viognier para criar alguns dos melhores vinhos da região de Lisboa, que são distribuídos em Portugal pela Vinalda – a maior distribuidora nacional exclusivamente dedicada a vinhos.

É necessária reserva e o jantar tem um custo de 35 euros.

Restaurante Vigarista
Largo de Santa Marta, n.ª3A
2655-357 Ericeira
RESERVAS: 261 863 263 / 915 755 629 / 910 951 040

Os vinhos

Quinta do Monte d’Oiro Lybra Branco – Produzido com as castas Viognier, Arinto e Marsanne, é um vinho límpido e brilhante. No nariz é aberto, preciso e elegante, com aromas muito finos a citrinos e alperce. Frescura e mineralidade com notas de lima e flor de laranjeira. O final é muito aromático, confirmando o carácter fresco e gracioso. Ideal para acompanhar com pratos leves de verão, saldas, peixes, carnes brancas e cozinhas exóticas.

Quinta do Monte d’Oiro Madrigal Branco – Produzido com a casta Viognier. Flores frescas “pot pourri”, geleia de frutas no aroma, meloso e intenso. Um vinho cheio, mas ao mesmo tempo delicado e pleno de frescura na boca. Cremoso, impositivo e cheio de caráter varietal. Ideal para acompanhar com pratos de peixes e de carnes, sobretudo com molhos cremosos.

Quinta do Monte d’Oiro Lybra Tinto – Extremamente elegante no aroma a bagas silvestres e especiarias. Elegância que continua na boca acetinada, num conjunto muito polido, sumarento, com fruto de qualidade no final distinto. Ideal para acompanhar com tabuas de queijos e enchidos, bem como cozinha tradicional portuguesa.

Quinta do Monte d’Oiro Reserva Tinto – Grande presença aromática, com imponente fruta madura, pimenta preta, madeira de grande qualidade muito discreta e perfeitamente integrada. Na boca impressiona pela textura de veludo dos taninos, a barrica não se sente, vigor e elegância dão as mãos no final firme e muito longo. Um perfeito exemplo de Syrah à moda do ”velho mundo”. Ideal para acompanhar com pratos de cozinha muito rica, como pratos de caça.

A Quinta do Monte d’Oiro
A Quinta do Monte d’Oiro localizada em Alenquer é conhecida desde o século XVII como um local privilegiado para a produção de grandes vinhos. O objectivo do produtor José Bento dos Santos, conhecido comunicador e divulgador de gastronomia e vinhos, passa por elaborar de vinhos de alta qualidade de estilo europeu, respeitando o terroir existente – uma combinação única de solos e clima. Na vinha do Monte d’Oiro estão plantadas as castas Syrah, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Petit Verdot e Viognier, com as quais o produtor tem elaborado alguns dos vinhos mais aplaudidos em Portugal e no mundo.

Vinalda

A Vinalda é a maior distribuidora nacional exclusivamente dedicada a vinhos. O seu portefólio destaca-se por apresentar as mais prestigiadas marcas das principais regiões vínicas de Portugal, bem como grandes produtores internacionais. Em Portugal, representa as seguintes regiões vínicas: Minho (Montez Champalimaud, Palácio da Brejoeira, Quinta da Calçada e Quinta de Covela), Douro (Casa de Arrochella – Grandes Quintas e Vila Flôr, Montez Champalimaud, Palestra, Quinta das Tecedeiras e Churchill´s), Beira Interior (Quinta do Cardo), Dão (Casa de Santar, Paço dos Cunhas de Santar e Cabriz), Bairrada (Quinta do Encontro), Tejo (Casa Cadaval), Lisboa (Colares de Chitas e Quinta do Monte d’Oiro) e Alentejo (Herdade Monte da Cal e Monte da Ravasqueira). Além disso, a Vinalda evidencia-se também na distribuição de águas premium, como San Pellegrino e Acquapanna. Fundada há quase 70 anos, a companhia tem uma expertise que lhe permite ter um papel precursor – inovando e surpreendendo – e assumir-se com uma consultora especializada, fazendo a ponte entre o produtor e o consumidor.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Legislativas. PS promete plena implementação das medidas de discriminação positiva previstas no Estatuto da Agricultura Familiar

Partilhar               O Partido Socialista (PS) promete, se ganhar as eleições legislativas de 30 de Janeiro, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.