Início / Agricultura / Quinta das Amoras. Ministério da Agricultura propõe negociação de acordo com o agricultor Luís Dias

Quinta das Amoras. Ministério da Agricultura propõe negociação de acordo com o agricultor Luís Dias

O Ministério da Agricultura solicitou ao Ministério Público que se pronuncie sobre “a viabilidade, à luz da prossecução do interesse público, da negociação de um acordo que permita pôr termo ao litígio” entre o Estado e o agricultor Luís Dias, que esteve em greve de fome durante 28 dias.

Refira-se que se encontra ainda em curso, no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, uma acção principal contra o Ministério da Agricultura.

Um comunicado do Gabinete de Maria do Céu Antunes explica que deve ressalvar-se que “não estão em causa meras questões burocráticas, como se tem feito parecer, nem tão pouco de falta de humanismo. Tratam-se, sim, de questões que envolvem aspectos legais, nacionais e comunitários, os quais não podem, por mais boa vontade que exista, ser simplesmente ignorados”.

De resto, refere o Ministério de Maria do Céu Antunes, esses aspectos legais “foram já objecto de análise numa providência cautelar movida contra o Estado Português, que foi julgada improcedente pelo Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa”.

Greve de fome de 28 dias chega ao fim

O Ministério da Agricultura adianta que registou “com agrado” o fim da greve de fome levada a cabo pelo agricultor Luís Dias, a quem deseja “as melhoras, e reafirma a sua total disponibilidade para tentar encontrar uma solução para este caso, dentro do necessário respeito pelo quadro legal nacional e europeu vigente”.

E sublinha que “tem feito tudo o que está ao seu alcance para ajudar” Luís Dias. E que o exemplo mais recente “disto mesmo, aconteceu no passado dia 24 de Maio”, quando o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural se reuniu com o agricultor da Quinta das Amoras e lhe “garantiu que o apoio para a reposição das estufas está aprovado e se encontra disponível para ser utilizado a qualquer momento, nas condições estabelecidas na regulamentação nacional e comunitária”.

Além disso, e na sequência dessa reunião, acrescenta o mesmo comunicado, foi solicitado um inquérito à Inspecção Geral da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território (IGAMAOT), com vista ao “esclarecimento cabal de todo o processo e clarificação da actuação dos serviços” do Ministério da Agricultura.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.