Início / Agenda / Quinta da Cholda acolhe a 4ª acção do projecto aQuacer

Quinta da Cholda acolhe a 4ª acção do projecto aQuacer

A Quinta da Cholda, na Azinhaga (Golegã) recebe a 4ª acção do projecto aQuacer – Eficiência do Uso da Água na Fileira dos Cereais, dedicada ao tema “O uso eficiente da água na cultura do milho – rega por aspersão (Pivot)”, no próximo dia 29 de Junho. As inscrições são gratuitas,

“O nosso País encontra-se, reconhecidamente, entre as zonas europeias com maior exposição e vulnerabilidade aos impactos das alterações climáticas. O regadio revela-se, assim, determinante para um país com um clima mediterrânico como o nosso e o uso eficiente da água representa, cada vez mais, um desafio para a agricultura nacional”, refere a organização do evento.

Querendo fazer parte da solução, a Anpromis — Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (milho), a Anpoc — Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (cereais praganosos) e o CotArroz – Centro Operativo e Tecnológico do Arroz (arroz), juntamente com o  COTR — Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio e o IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera, uniram-se para responder ao repto da Fundação Calouste Gulbenkian de valorização da água no sector agro-alimentar, no âmbito da qual foi aprovada a candidatura ao concurso de apoio à demonstração na gestão da água da rega através do projecto aQuacer – Eficiência do Uso da Água na Fileira dos Cereais.

Os responsáveis pelo projecto recordam que a Quinta da Cholda é “uma referência a nível europeu, pela contínua procura de uma gestão mais eficiente dos recursos, entre os quais se destacam a água e a energia, apostando na implementação de novas praticas e tecnologias”.

As inscrições são gratuitas e aceites por ordem de recepção (acção limitada a 50 participantes). Inscreva-se aqui.

Próximas acções previstas:

29 Junho, 09h30 – 12h00, Quinta da Cholda, Azinhaga, Golegã: milho
20 Julho, 09h30 – 12h00, Monte de Santo Isidro, Porto Alto: milho
27 Julho, 09h30 – 12h00, Horto Beira, Coimbra: milho
27 Julho, 15h00, Montemor-o-Velho: arroz
28 Julho, 09h30 – 11h30, Coruche: arroz + milho (*)
14 Setembro, 09h30 – 12h00, Alcácer do Sal: arroz

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

PS Açores acusa Governo Regional de falhas na gestão das quotas pesqueiras

Partilhar              O Partidos Socialista (PS) dos Açores entregou um requerimento ao Governo Regional dos Açores, intitulado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.