A Quercus – Associação Nacional para a Conservação da Natureza, através do seu Núcleo Regional de Lisboa, presta a “sua sentida homenagem a Sua Santidade o Papa Francisco, reconhecendo o seu notável contributo na promoção da paz, da esperança e de um forte apelo à preservação de um planeta habitável para todos”.
Entre os muitos legados do Papa Francisco, “destacamos a encíclica ‘Laudato Si – Sobre o Cuidado da Casa Comum’, um documento profundamente inspirador que apela a uma verdadeira conversão ecológica. Nesta encíclica, o Papa lança um apelo à união global contra a degradação ambiental e a crise climática, denunciando com coragem o modelo de sociedade baseado no consumismo excessivo e na exploração irresponsável dos recursos naturais”, refere um comunicado da Quercus.
“O Papa Francisco convida-nos a adoptar, nas suas palavras “uma nova forma de pensar o ser humano, a vida, a sociedade e a nossa relação com a natureza”. Esta visão holística e transformadora é um marco essencial para um futuro mais justo e sustentável”, acrescenta.
A Quercus recorda também “o gesto simbólico e significativo do Papa ao reconhecer e encorajar o trabalho da jovem activista Greta Thunberg, cuja voz tem representado milhões de pessoas e movimentos ambientais na luta contra as alterações climáticas”.
Por outro lado, “reconhece a importância do contributo do Papa Francisco para a consciencialização ecológica global e reafirma o seu compromisso na defesa do ambiente e da sustentabilidade, inspirada por esta visão de justiça intergeracional e responsabilidade comum”.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
