Início / Apoios e Oportunidades / Quer investir ou exportar para a Rússia? Consulte a ficha de mercado da Aicep

Quer investir ou exportar para a Rússia? Consulte a ficha de mercado da Aicep

Se está a pensar em avançar para o mercado da Rússia, seja com exportações seja com investimento, conta com mais uma ferramenta de ajuda. A Aicep — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal acaba de a “Ficha de Mercado da Rússia” (Setembro de 2017), na qual faz uma análise da economia do país, das relações económicas bilaterais e das condições de acesso ao mercado, apresentando também um conjunto de informações úteis para exportadores e investidores nacionais.

Realçam os analistas da Aicep que a Rússia é, indubitavelmente, um dos maiores Estados do Mundo, qualquer que seja o prisma de análise. Conta com uma população de cerca de 147 milhões de habitantes (9º país mais populoso), distribuída por uma área superior a 17 milhões de km2, o que lhe confere o estatuto de país mais extenso. De acordo com o Banco Mundial, em 2016, e em termos de Produto Interno Bruto (PIB), a economia russa surgia no 12º lugar, sendo o 1º produtor mundial de petróleo, o 2º de gás natural e o 5º produtor de energia eléctrica.

Por outro lado, adianta a Aicep, após dois anos de recessão, a economia russa deverá recuperar em 2017, sendo expectável um crescimento de 1,7%. Em termos homólogos, no segundo trimestre o PIB cresceu 2% o que, conjugado com a subida do consumo doméstico, impulsionará o crescimento económico. De salientar que os salários reais deverão crescer 3,3%.

Balança comercial desfavorável a Portugal

Em termos a de relacionamento económico bilateral, é de assinalar o forte desequilíbrio da balança comercial, desfavorável a Portugal. A estrutura das exportações portuguesas para a Rússia é amplamente diversificada. Ainda assim, constata-se que, em 2016, os cinco grupos de produtos mais representativos – madeira e cortiça, calçado, produtos agrícolas, máquinas e aparelhos e produtos alimentares, – foram responsáveis por 70,4% (72,9% em 2015) da totalidade das exportações portuguesas para o mercado.

Em 2010, a Rússia, a Bielorrússia e o Cazaquistão estabeleceram uma União Aduaneira (Customs Union), passando a aplicar às mercadorias provenientes de países terceiros a mesma Pauta Aduaneira Comum (PAC), isto é, as mesmas tarifas aduaneiras, apesar de existirem algumas excepções durante um período transitório (Customs Code). Na sequência das sanções adoptadas pela UE no âmbito do conflito com a Ucrânia, está interdita, desde 7 de Agosto de 2014, a importação de diversos produtos alimentares e agrícolas provenientes da União Europeia.

Pode consultar o documento aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.