Início / Agricultura / Quer fazer uma pega de caras, no prato? Até 30 de Maio há Mês dos Sabores do Toiro Bravo em Coruche
Foto: O Jornal dos Sabores

Quer fazer uma pega de caras, no prato? Até 30 de Maio há Mês dos Sabores do Toiro Bravo em Coruche

Após um ano de interregno forçado pela pandemia, 2021 marca o regresso dos Sabores do Toiro Bravo de Coruche, cuja 17.ª edição se realiza em formato limitado a três fins-de-semana de Maio, com início a dia 14 e término a dia 30.

Informa a Câmara Municipal de Coruche que também a configuração se altera com as medidas de contenção, descentralizando-se o evento, que excepcionalmente não decorrerá na Praça de Toiros, mas nos restaurantes aderentes.

Apesar de limitações de ordem diversa, mantém-se a promessa de animação musical, bem como o motivo pelo qual milhares de pessoas rumam anualmente a Coruche em Maio: a carne de toiro bravo, principal protagonista do evento gastronómico ribatejano. A organização assume o regresso “com inabalável determinação na preservação de um evento tradicional que é já uma aguardada celebração nacional das gentes, da cultura e dos sabores”.

Sabores do Toiro Bravo

O certame Sabores do Toiro Bravo, que recebe em média cerca de 20 mil visitantes por edição, é “um evento único no País e no Mundo, tendo assegurado lugar nos principais roteiros gastronómicos”, frisa fonte institucional da autarquia de Coruche.

O mote é dado pela degustação de múltiplas receitas que têm como ingrediente central a carne de toiro bravo: bandarilhas de lombinho de toiro bravo com camarão, espetada de bezerra brava em pau de louro verde, rabo de boi estufado, bife de touro bravo recheado, cachaço de toiro bravo com grão e hortelã, bravo à lagareiro ou miminhos de toiro bravo na telha são apenas algumas das muitas iguarias com ingredientes característicos da gastronomia ribatejana que deliciam os visitantes.

Além das múltiplas formas de provar a carne de toiro bravo, os Sabores do Toiro Bravo estendem-se à doçaria e aos vinhos da região, que acompanham as iguarias.

Da Praça de Toiros aos restaurantes

As refeições, habitualmente degustadas em típicas tasquinhas ribatejanas instaladas na Praça de Toiros de Coruche, serão servidas este ano nos estabelecimentos dos restaurantes aderentes. Em resultado do contexto pandémico que ainda persiste, não haverá lugar às habituais exposições e actividades paralelas, entre as quais mostras de artesanato, folclore, actividades desportivas ou animação taurina.

No entanto, diz a Câmara de Coruche, está garantida animação com música tradicional e popular nos restaurantes aderentes à hora das refeições.

Os três fins-de-semana dedicados aos Sabores do Toiro Bravo iniciam-se com os jantares às sextas-feiras e concluem-se com os almoços aos domingos. Aos sábados os restaurantes estão abertos para almoços e jantares, sugerindo-se a visita ao Museu Municipal de Coruche, ao Núcleo Rural de Coruche ou ao Posto de Turismo, não esquecendo a Loja do Montado para aquisição de produtos locais e artesanato.

Veja toda a agenda e restaurantes aderentes aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Plataforma de Gestão do Uso Sustentável dos Solos dos Açores recebe 2.280 pedidos de análise. 1.760 boletins emitidos

Partilhar              O secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, informa que a plataforma de Gestão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.