Início / Agricultura / Queimas e Queimadas. ICNF tem aplicação para licenciamento online. Evite incêndios

Queimas e Queimadas. ICNF tem aplicação para licenciamento online. Evite incêndios

Evitar os incêndios florestais é o objectivo. Limpar a mata faz falta, mas há que ter cuidados. O agriculturaemar.com relembra que o ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas tem uma aplicação online para licenciamento de queimas e queimadas.

É reconhecido o valor do uso do fogo no espaço mediterrânico associado a diversas práticas agrícolas e florestais, nomeadamente acções de queimas de amontoados e queimadas extensivas.

No entanto, são vários os casos em que estas actividades se descontrolam e originam grandes incêndios com graves consequências ecológicas e sócio-económicas.

98% das ocorrências em Portugal continental têm causa humana

Cerca de 98% das ocorrências em Portugal Continental têm causa humana. Assim, torna-se urgente uma alteração de comportamentos na sociedade de modo a que possam ser realizadas as mesmas práticas, mas com um menor risco, ou seja, com uma menor probabilidade de originar incêndios rurais. Estas acções encontram-se patentes no Plano de Acção Nacional de Redução do Número de Ocorrências.

A aplicação do ICNF foi desenvolvida no âmbito programa SIMPLEX+ o qual está assente em medidas de modernização e simplificação administrativa, facilitando o acesso aos processos de pedidos de avaliação de queimas e de pedidos de autorização de queimadas.”

Para aceder à aplicação clique aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

PS Açores acusa Governo Regional de falhas na gestão das quotas pesqueiras

Partilhar              O Partidos Socialista (PS) dos Açores entregou um requerimento ao Governo Regional dos Açores, intitulado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.