O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, inaugurou na quinta-feira a quarta Feira Náutica, que decorre até domingo no Cais 3 do porto, afirmando o “objectivo de tornar a cidade uma referência nacional e internacional neste domínio”.
“Para isso, o nosso projecto é a criação de um centro náutico onde todas essas atividades, todos esses agentes da promoção do turismo, do desporto náutico, do lazer, se possam constituir como referência. A requalificação da frente ribeirinha de Setúbal tem de estar associada a este projecto”, disse o presidente da Câmara.
O autarca considerou o desenvolvimento da Feira Náutica “muito importante” para tornar Setúbal, pelas “potencialidades que tem”, uma referência nacional e internacional das actividades náuticas, desporto náutico ou pesca desportiva. “Tanto no que diz respeito ao Sado, à baía, uma das mais belas baías do Mundo, e à frente de mar que contorna a Serra da Arrábida, um parque natural que também queremos promover e preservar”, avança uma nota de imprensa da autarquia
André Martins disse ser “neste enquadramento” que acredita que “Setúbal tem todas as condições para um desenvolvimento da náutica, dos desportos náuticos, do lazer e das actividades desportivas do mais alto nível nacional e internacional”.
Acompanhado dos vereadores Pedro Pina e Rita Carvalho e dos presidentes das juntas de freguesia do Sado, de São Sebastião e da União das Freguesias de Setúbal, Marlene Caetano, Luís Matos e Fátima Silveirinha, o autarca sublinhou que algumas dessas actividades já estão “em franco desenvolvimento” e o objectivo “é que, de facto, Setúbal venha a ser uma referência a nível nacional e internacional”.
Abordando a Feira Náutica, recordou que “é uma iniciativa da Câmara Municipal que tem o apoio de outras entidades”, agradecendo à APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra pela cedência do espaço do Cais 3 e a todos os outros participantes e apoiantes do certame.
“De ano para ano vão participando mais empresas ligadas às actividades náuticas, ao desporto náutico, à pesca desportiva e para nós é muito importante”, referiu, convidando os setubalenses e visitantes da cidade a visitarem a feira, para “poderem avaliar os vários agentes da promoção da náutica em vários domínios” e “verificar as ofertas” ali presentes, “sempre na perspectiva de um desenvolvimento futuro da náutica em Setúbal”.
Exposições, atividades náuticas, venda de material e workshops integram o programa da Feira Náutica de Setúbal, cuja organização conta com a parceria da União das Freguesias de Setúbal e da APSS e o apoio da Caetano Drive.
Mais de três dezenas de expositores marcam presença na edição de 2025 deste espaço de negócio e oferta de serviços, de empresas locais e nacionais, nas áreas da náutica de recreio, pesca desportiva, caça submarina, mergulho, desportos de ar livre e turismo náutico e de montanha.
O evento conta com várias atividades náuticas desportivas e passeios no Rio Sado, com destaque para o Alpertuche Nautic Tour, prova de 20 quilómetros aberta a caiaques, stand up paddle e barcos a remos que se realiza a 18 de Maio, às 09h00, a partir do Parque Urbano de Albarquel.
Agricultura e Mar
AGRICULTURA E MAR Revista do mundo rural e da economia do mar
