Início / Agricultura / Publicadas zonas de intervenção prioritárias para a flavescência dourada da videira

Publicadas zonas de intervenção prioritárias para a flavescência dourada da videira

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária já aprovou a lista de freguesias que constituem as zonas de intervenção prioritárias, bem como a lista de freguesias onde se registou a presença do Scaphoideus titanus Ball., , para 2022.. Trata-se do insecto vector do fitoplasma de quarentena Flavescence dorée phytoplasma, responsável pela doença vulgarmente designada por flavescência dourada.

O Despacho n.º 10348/2022, assinado pela Directora-geral de Alimentação e Veterinária, Susana Guedes Pombo, aprova as listagens das freguesias que constituem as zonas de intervenção prioritária (ZIP) e das freguesias onde o Scaphoideus titanus Ball. está presente, bem como a respectiva classificação de risco de disseminação da doença.

Por outro lado, considera erradicada a ZIP situada na Região Centro, por ter evidenciado através de prospecção oficial a ausência de focos da doença durante 5 anos consecutivos.

Explica aquele Despacho que, em resultado dos trabalhos de prospecção entretanto desenvolvidos em 2021, de acordo com o Plano Nacional para o controlo da doença, verificou-se a necessidade de actualização das referidas listas, pelo que se impõe proceder à publicação de novo despacho com a listagem das freguesias que constituem as ZIP, que correspondem a áreas do território nacional constituídas pelas freguesias onde são detectadas cepas contaminadas com o fitoplasma de quarentena Flavescence dorée phytoplasma, e pelas respectivas freguesias limítrofes e não limítrofes que foram abrangidas pelo perímetro definido em informação obtida através do sistema de Informação da Vinha e do Vinho (SiVV) e que estão sujeitas a medidas fitossanitárias específicas.

Pode consultar a lista das freguesias aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Suinicultores preocupados e perplexos face ao ‘desaparecimento” da Secretaria de Estado da Agricultura

Partilhar              A direcção da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores expressa a sua “preocupação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.