Início / Agricultura / Publicada revisão do Plano do Controlo do gorgulho-do-eucalipto

Publicada revisão do Plano do Controlo do gorgulho-do-eucalipto

O ICNF — Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas já publicou a revisão do Plano do Controlo do gorgulho-do-eucalipto. Um Plano que tem impulsionado e articulado, desde 2011, o trabalho conjunto de diferentes entidades em torno do controlo e monitorização das populações, sensibilização, formação e investigação.

O documento estabelece os eixos estratégicos de actuação, bem como os respectivos objectivos e acções neles integrados, definindo metas e as entidades responsáveis pela sua execução.

“A versão de 2021 do Plano de Controlo do gorgulho-do-eucalipto destaca-se pelo seu alinhamento com o Sub-Programa Operacional de Sanidade Florestal do Eucaliptal. A implementação das acções é assumida como anual ou contínua, dependendo da possibilidade dos resultados serem alcançados anualmente ou a médio prazo. O seu acompanhamento será feito anualmente, com publicação dos resultados para que estes possam ser devidamente incorporados no planeamento da gestão florestal dos eucaliptais em território continental”, refere o ICNF.

A sua implementação encontra-se na 4ª fase, a qual contempla o reforço da promoção do conhecimento sobre a área afectada, a sensibilização dos decisores na atribuição de apoios e uma melhor articulação entre entidades na operacionalização das acções de controlo, nomeadamente, na generalização a todo o território nacional de uma actuação em função do risco, que já orienta a indústria nas áreas sob sua gestão, refere a Forestis – Associação Florestal de Portugal.

A revisão e o acompanhamento do Plano é realizada pelo Grupo de Trabalho (GT) do Eucaliptal do Grupo de Acompanhamento de Sanidade Florestal, do qual fazem parte muitos dos parceiros do Grupo Operacional FitoGlobulus. Findo o prazo de algumas das metas estabelecidas, foi feita a sua revisão, oportunidade que o GT do Eucaliptal aproveitou para realinhar os eixos estratégicos de actuação com o Subprograma do Eucaliptal do Programa Operacional de Sanidade Florestal.

O FitoGlobulus, liderado pela Forestis, desenvolve actividades enquadráveis neste Plano, dando continuidade a um conjunto de acções que visam transmitir técnicas mais eficazes na prevenção e controlo desta praga e uma maior divulgação dos resultados alcançados. Ilustra, exemplarmente, a articulação que deve ocorrer entre iniciativas relacionadas com uma praga e o respectivo plano de actuação, garante a Forestis.

Pode consultar o Plano do Controlo do gorgulho-do-eucalipto revisto aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.