O Seminário “Trioza erytreae”, organizado conjuntamente pela DRAP Algarve — Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e pela DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, que ocorreu no passado dia 6 de Dezembro, no auditório da DRAP Algarve, já tem as apresentações disponíveis.
Um evento que decorreu com o objectivo de divulgar informação sobre a evolução da situação, estratégia nacional e luta biológica relacionada com esta importante praga que afecta a cultura dos citrinos.
A praga Trioza erytreae, vulgarmente conhecida por Psila Africana dos citrinos, por si só não é considerada problemática, uma vez que é de luta relativamente fácil. O maior problema consiste no facto da Trioza erytreae poder transmitir a doença denominada Huanglongbing (HLB ou Citrus greening) causada pela bactéria Candidatus Liberibacter, considerada a doença mais grave dos citrinos a nível mundial, podendo comprometer seriamente a produção citrícola da Europa.
O evento contou com a participação da Directora-Geral da DGAV, Susana Pombo, a Subdirectora Geral da DGAV, Paula Cruz, o Director da Direcção regional de Agricultura do Algarve, Pedro Valadas Monteiro, o Professor Amílcar Duarte e 152 participantes que de forma presencial e por videoconferência tiveram a oportunidade de acompanhar as apresentações.
Apresentações:
- Ponto da Situação Trioza erytreae
José Maria Cobos, Direccion General de Sanidad de la Produccion Agraria, Ministerio de Agricultura , Pesca y Alimentacion;
- Ponto de situação Trioza erytreae em Portugal : Plano de Ação Nacional
Paula Cruz Garcia, Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária;
- Evolução das Populações de Psila Africana dos Citrinos em Pomares de Limoeiro da Região de Mafra: Impacto do Parasitóide Tamarixiadryi
José Carlos Franco, Instituto Superior de Agronomia
- Luta biológica Clássica no Controlo de Trioza erytreae no Norte de Portugal: Métodos e Resultados
Ana Aguiar, Faculdade de Ciências do Porto;
- Acompanhamento das Populações de Trioza erytreae em Pomares de Limoeiros no Norte de Portugal
José Alberto Pereira, Instituto Politécnico de Bragança;
- Distribuição de Trioza erytreae no Algarve e a Ameaça do HLB. Papel da Investigação na minimização do Problema
Amílcar Duarte, Universidade Algarve
Assista à gravação do Seminário, abaixo.
Agricultura e Mar Actual