Início / Agricultura / PSD recomenda ao Governo programa para reforçar a capacidade de armazenamento das albufeiras

PSD recomenda ao Governo programa para reforçar a capacidade de armazenamento das albufeiras

O Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (PSD) recomenda ao Governo que apresente um plano de investimento para reforçar a capacidade de armazenamento nas albufeiras que apresentem maiores restrições, financiando acções de limpeza de fundos e margens, de remoção de sedimentos e de adopção de soluções de alteamento contribuindo para aumentar as reservas públicas de água.

Explicam os deputados do PSD, no seu Projecto de Resolução 208/XV/1 entregue hoje na Assembleia da República, que “actuar nas albufeiras nacionais com uma lógica de conjunto pode ser importante para aumentar a capacidade de armazenamento de água, potenciando as infra-estruturas que existem, sobretudo quando há uma tendência estrutural de redução da pluviosidade e da disponibilidade hídrica”.

E acrescentam que “o ano hidrológico de 2021/2022 foi o segundo mais seco desde 1931, encontrando-se todo o País em situação de seca severa ou extrema. A disponibilidade hídrica das albufeiras ficou condicionada e praticamente todas as bacias hidrográficas apresentam níveis de armazenamento inferiores ao ano de 2021 e ao valor médio dos anos anteriores”.

Por outro lado, “das 59 albufeiras monitorizadas em 31 Julho de 2022, 26 apresentavam disponibilidades hídricas inferiores a 40% do volume total, provocando restrições à utilização da água, seja para abastecimento público ou para outros fins”.

Isto quando “as previsões dos impactos das alterações climáticas para o território nacional apontam para um agravamento das situações de seca, para uma redução da disponibilidade hídrica e para uma intensificação de fenómenos climáticos extremos como ondas de calor. As mudanças nos padrões de pluviosidade têm reflexo nos regimes hidrológicos, os rios sofrem reduções nos seus caudais, as albufeiras têm oscilações mais significativas, pelo que a gestão da capacidade de armazenamento é cada vez mais crítica”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Investigadores do Politécnico de Leiria estudam produção sustentável de papaias em aquaponia

Partilhar              Um grupo de investigadores do pólo de investigação do LSRE-LCM no Instituto Politécnico de Leiria …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.