Início / Featured / PSD questiona Cabrita: porque são os Açores a única região costeira do País “sem postos de vigilância de costa?”

PSD questiona Cabrita: porque são os Açores a única região costeira do País “sem postos de vigilância de costa?”

O deputado do PSD Açores na Assembleia da República Paulo Moniz questionou o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, sobre a instalação de postos de vigilância de costa no arquipélago, lembrando que é “a única região costeira do País que ainda não dispõe de tal sistema”.

“Os Açores são a única região do País que não é abrangida pelo sistema de vigilância de costa. Já foram feitos os estudos prévios das possíveis localizações para a instalação dos radares e dos sistemas ópticos que compõem a vigilância de costa. Pretendemos saber, em concreto, quando é que estes sistema vai ser implantado nos Açores”, afirmou o social-democrata, numa audição na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Segundo Paulo Moniz, “existem meios financeiros disponíveis, nomeadamente no âmbito da componente ambiental do Programa de Recuperação e Resiliência, para avançar com a instalação do sistema de vigilância de costa nos Açores”.

“Importa saber com rigor quando é que este sistema vai ser implementado, porque é que até à data o que existe são estudos e meras intenções. Exige-se que o Governo diga quando irão ser lançados os procedimentos, quando é que arranca o concurso e para quando se prevê a concretização deste importante sistema de vigilância nos Açores”, frisou.

Para o deputado açoriano, é “imperativo” que sejam instalados nos Açores postos fixos do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da Unidade de Controlo Costeiro da GNR, garantido mais meios para o combate ao narcotráfico e à protecção ambiental.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.