Início / Agricultura / PSD pede esclarecimentos a declarações de Patrícia Gaspar sobre área ardida no País

PSD pede esclarecimentos a declarações de Patrícia Gaspar sobre área ardida no País

O Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (PSD) entregou na Assembleia da República uma pergunta dirigida ao ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, onde pede esclarecimentos sobre as últimas declarações da secretária de Estado da Protecção Civil, Patrícia Gaspar, sobre a área ardida no País.

Nas afirmações recentes da secretária de Estado da Protecção Civil, a área ardida é inferior ao esperado, com base em “estudos de que o Ministério dispõe os algoritmos dizem que a área ardida (…) devia ser 30% superior”.

Considera o Grupo Parlamentar do PSD que estas afirmações “carecem de um esclarecimento urgente”, pelo que pede ao ministro que seja remetido o estudo que sustenta que a área ardida deveria ser 30% superior aos actuais 92.000 ha e que seja igualmente remetida a informação sobre a autoria do estudo, designadamente se foi elaborado por entidades externas ao MAI e quando.

No seu requerimento, explicam os social-democratas que “declarações desta natureza denotam uma total insensibilidade, são absolutamente desnecessárias e desrespeitosas para com as vítimas dos incêndios que têm assolado o nosso País, designadamente para com quem tem sofrido e perdido os seus bens”.

E adiantam que, para além disso, “estas afirmações carecem de um esclarecimento urgente, designadamente quanto à sua natureza e respectiva fundamentação científica, e qual a relação que tais algoritmos têm tido na decisão operacional e técnica e nos meios empenhados no combate aos fogos rurais que Portugal está a sofrer”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.