Início / Featured / PSD/Açores: “resultados da governação confirmam sucesso das políticas de qualificação profissional”
©Hugo Moreira

PSD/Açores: “resultados da governação confirmam sucesso das políticas de qualificação profissional”

O deputado regional do PSD/Açores Flávio Soares afirmou que a aposta do Governo da Coligação (PSD/CDS-PP e PPM) confirma o “sucesso da estratégia de qualificação profissional definida para os Açores, contrariando o estado de abandono a que a governação socialista votou a Região”.

O parlamentar social-democrata falava na sessão plenária na Assembleia Legislativa dos Açores, na Horta, considerando que o “Ensino Profissional é decisivo para a atribuição de mais e melhores competências técnicas a uma sociedade que se quer próspera, dinâmica, activa e diferenciada”.

Uma aposta que contrasta com a “falta de estratégia, a falta de orientação e visão a que este ensino esteve votado durante vários anos pelas governações do PS. A sociedade que temos neste momento é o reflexo desse desinvestimento”, disse, segundo uma nota de imprensa do PSD açoriano.

Flávio Soares frisou, a propósito, que “o investimento dos governos socialistas foi o mínimo dos mínimos, o que levou a que as Escolas Profissionais estivessem mais preocupadas em pagar as contas e salários ao final do mês, do que concentradas naquela que deve ser a sua vocação: a de formar”.

Mas nem por isso, adiantou o parlamentar social-democrata, “as Escolas Profissionais baixaram os braços, mantendo sempre a excelente qualidade que todos lhes reconhecemos”, entendendo “essencial para retirar as pessoas dos baixos índices de pobreza e exclusão social, como a que herdamos em 2020”.

O deputado do PSD/Açores defende “um ensino profissional forte e dinâmico, um ensino que valorize os nossos formandos, sejam eles mais ou menos jovens, e uma formação que tenha em atenção a necessidade do tecido empresarial da Região”.

Flávio Soares considera que a redução do desemprego nos Açores, com “resultados históricos atingidos”, comprova que as políticas do Governo da Coligação, liderado por José Manuel Bolieiro, estão no caminho certo.

Menos desempregados

A título de exemplo, apontou que em Agosto de 2020 somava 6.949 desempregados, enquanto em Março de 2024 totalizava 4.899 desempregados. Reiterou “o máximo histórico da população empregada”, ou seja, “são mais de 118 mil trabalhadores empregados e ainda a redução significativa do número de açorianos em medidas de cariz ocupacional”.

Tal revela que as “medidas activas de emprego e formação criadas, são as que melhor se ajustam à realidade do mercado de trabalho, incentivando a dignificação das profissões e a valorização da formação em áreas que obedeçam a uma estratégia de parceria entre escolas profissionais, associações empresariais e a sociedade”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Carmona Rodrigues lidera Grupo de Trabalho para estratégia de gestão, armazenamento e distribuição eficiente da água

Partilhar              O Governo decidiu criar um Grupo de Trabalho para delinear a estratégia multissectorial, “Água que Une”, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.