Início / Política / Ambiente / PSD/Açores: regime de apoio à emergência climática assegura transparência e equidade

PSD/Açores: regime de apoio à emergência climática assegura transparência e equidade

O deputado do PSD/Açores Marco Costa considerou hoje, 22 de Abril, que o regime jurídico-financeiro de apoio à emergência climática aprovado pela Assembleia Legislativa assegura “transparência” e viabiliza “a resolução dos problemas dos açorianos, nesse âmbito”.

“Trata-se de um instrumento específico, cuja informação passa a ser pública e publicada, garantindo transparência e equidade na distribuição de apoios aos lesados pelas alterações climáticas”, disse o social-democrata, na discussão da proposta, segundo uma nota de imprensa do PSD/Açores.

Para Marco Costa, “cria-se assim um instrumento que serve as especificidades regionais, nomeadamente apoiar quem sofra perdas e danos patrimoniais, em sequência de fenómenos meteorológicos extremos”.

“Um mecanismo de válvula de segurança, accionado de forma imediata, expedito”, frisou Marco Costa, realçando a importância de uma compensação que tem “um modelo de financiamento através da taxa sobre embalagens de utilização única, e que não colide com as receitas nacionais, não condicionando o acesso ao Fundo Ambiental Nacional”, acrescentou o deputado.

“Conseguiu-se um regime mais claro, através de alterações tanto no modelo de publicação dos apoios atribuídos, como na informação anual à Assembleia, e que tem bem definido o modelo de candidaturas e a análise das mesmas”, concluiu Marco Costa.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Próximo Orçamento dos Açores vai ter apoios para experimentação no agroalimentar

Partilhar              O secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural dos Açores anunciou hoje, 27 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.