Início / Agricultura / PSD/Açores quer indústria de lacticínios “viva e pujante”

PSD/Açores quer indústria de lacticínios “viva e pujante”

O deputado do PSD/Açores Paulo Silveira quer uma indústria de lacticínios “viva e pujante” para o futuro da economia de São Jorge, tendo defendido uma medida de apoio directo aos produtores da ilha. O parlamentar falava no início de uma visita à Finisterra – Cooperativa de Lacticínios do Topo, inserida no programa das Jornadas Parlamentares do PSD/Açores.

Para Paulo Silveira, a indústria de lacticínios “é a mola de São Jorge”, daí a relevância da marca do queijo, “rebocador dos lacticínios dos Açores”, disse ressalvando que “a indústria é o nosso bilhete de identidade”.

Acima de tudo, o parlamentar social-democrata pretende que os produtores jorgenses se sintam “acarinhados”, numa fase em que se assiste “ao envelhecimento e desmotivação dos produtores que se vêem a braços com o aumento dos custos de produção, agora decorrentes também da guerra na Ucrânia”.

E foi precisamente com vista a melhorar o desempenho deste importante sector para a economia de São Jorge, foi entregue no Parlamento uma iniciativa legislativa que propõe a criação de uma “medida de apoio directo” aos produtores de leite da ilha de São Jorge, a conceder através do programa POSEI, apontou Paulo Silveira.

Proposta esta que já obteve parecer favorável na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa dos Açores e a concordância dos representantes da indústria de lacticínios.

O sector da lavoura em São Jorge conta com 211 produtores, mais 150 trabalhadores na indústria, a que acrescem mais de 350 postos de trabalho directos. São Jorge é a terceira ilha da Região com maior produção. O leite entregue permite a produção do queijo de São Jorge, produto de Denominação de Origem Protegida e uma referência dos lacticínios dos Açores, salienta do PSD/Açores  em nota de imprensa.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

III Fórum Smart Farm Anipla debate alimentos seguros, agricultura e tecnologia

Partilhar              A Anipla — Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas organiza o III …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.