Início / Agricultura / PSD Açores propõe gasóleo agrícola para apicultores

PSD Açores propõe gasóleo agrícola para apicultores

O deputado do PSD Açores Alberto Ponte propôs hoje, 6 de Julho, que seja concedido aos apicultores açorianos acesso ao Sistema de Abastecimento de Gasóleo à Agricultura, tendo questionado o Governo Regional nesse sentido.

Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, o parlamentar social-democrata explicou que em causa está “a alteração da actual redacção da Portaria n.º 73/2017, de 29 de Setembro, que não permite aos apicultores a utilização de gasóleo agrícola nos veículos com que operam na sua actividade, ao contrário do que sucede nas restantes actividades agrícolas”.

Segundo Alberto Ponte, a apicultura nos Açores “constitui uma importante actividade agrícola, cujo desempenho é fundamental para garantir a produtividade nos sectores da horticultura e fruticultura”.

“Sendo objectivo do novo Governo dar um ‘forte impulso à apicultura’ nos Açores, como afirmou o secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, afigura-se muito importante que, para cumprir tal desígnio, seja concedido aos produtores apícolas o direito à utilização do gasóleo agrícola.”, lembrou o parlamentar social-democrata.

Além dos produtos que resultam da exploração apícola, como o mel, a cera ou o pólen, a apicultura contribui também “para a protecção do ambiente, preservação da biodiversidade e melhoria das produções agrícolas e florestais, graças à acção polinizadora das abelhas”, disse o deputado do PSD Açores.

Alberto Ponte concluiu, sublinhando que “o crescimento sustentável dos sectores hortícola e frutícola nos Açores depende, assim, da criação de condições para que também a apicultura possa constituir uma actividade atractiva”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.