© PSD/Açores

PSD/Açores: Governo da Coligação está ao lado do sector cooperativo agrícola

O deputado regional do Partido Social Democrata dos Açores (PSD/Açores) Paulo Silveira sublinhou hoje, 3 de Junho, que o Governo da Coligação PSD/CDS/PPM “está ao lado do sector cooperativo agrícola dos Açores”, enquanto “alicerce de desenvolvimento em estreita harmonia com a nossa cultura e identidade local”.

O parlamentar social-democrata interveio esta manhã durante o debate a respeito dos sectores agroindustrial e cooperativo na Região, na Assembleia Legislativa Regional, cujos trabalhos decorrem até sexta-feira, na Horta, avança uma nota de imprensa do PSD/Açores.

Paulo Silveira defende tratar-se de sectores com “grande predominância económica e social”, sobre o qual assenta “a base da economia regional que fortalece os Açores”, destacando “o papel fundamental que desempenha” na evolução do arquipélago.

A seu ver, “é pela acção das cooperativas agrícolas que os agricultores agregam a produção, que lhes permite ganhar escala e força no mercado, essencial em produtos agrícolas como o leite, o queijo e a carne”.

Acresce à produção, todo o “processo de recolha, transformação e comercialização de produtos”, passando ainda pela exportação, constituindo-se como “uma actividade essencial para a criação de empregos directos e para a fixação de população em zonas rurais, estimulando o próprio empreendedorismo”.

Paulo Silveira considera ainda a intervenção cooperativa “fulcral na agilização de acesso a fundos comunitários, como é o caso do POSEI, enquanto garante de “competitividade dos produtos açorianos em mercado concorrencial, cada vez mais desafiante”.

Além disso, avança o deputado do PSD/Açores eleito por São Jorge, as cooperativas agrícolas funcionam como redes de apoio mútuo, “promovendo práticas agrícolas sustentáveis e com acesso a tecnologias modernas”.

Por outro lado, esclarece que “o Governo Regional não pode nem deve interferir na gestão de cada cooperativa, nem deve substitui-se ao movimento cooperativo, que cabe aos seus associados”, lembrando “os anos de ingerência dos governos socialistas que deixaram as instituições “em situação periclitante e dificuldades financeiras”.

“O Governo da Coligação anuncia apoios, analisa e paga sem rateios, sem imprevisibilidade, mas sim com respeito aos agricultores, as cooperativas e as indústrias”, concluiu Paulo Silveira.

Também o deputado do PSD/Açores Paulo Rui Chaves entende que o Governo da Coligação PSD/CDS/PPM “não se deve imiscuir no sector cooperativo, nem privado, ao contrário do que defende o Partido Socialista”.

O parlamentar social-democrata expôs gráficos da evolução do sector, entre 2020 e 2024, que demonstram “a estabilidade por que está a atravessar, com investimento a atingir 101 milhões de euros”, quando na altura socialista ascendia aos 85 milhões de euros”.

De acordo com Paulo Rui Chaves, o mesmo se verifica ao nível da evolução da saída de bovinos vivos e dos abates em sala de desmancha, a par da agricultura biológica e do pagamento aos agricultores e dos preços médios pagos aos produtores, finalizou.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.