©Hugo Moreira

PSD/Açores destaca “grande aumento” no transporte marítimo de mercadorias

O deputado Regional do Partido Social Democrata dos Açores (PSD/Açores) Carlos Rodrigues destacou quinta-feira o “grande aumento” no transporte marítimo de mercadorias entre a Região e o exterior”, que se deve ao “desempenho altamente positivo da economia açoriana”.

“A economia açoriana atravessa um momento histórico e com um desempenho altamente positivo. A economia cresce há 48 meses consecutivos, o que tem gerado um ambiente propicio ao investimento”, afirmou na Assembleia Legislativa, segundo nota de imprensa do PSD/Açores.

E é por essa razão que a Região assiste actualmente “a um grande aumento no transporte de mercadorias de fora, para fora e cá dentro”. “O sector dos transportes tem registado nos últimos anos um grande investimento destinado ao crescimento da mobilidade e à criação de condições de base para a melhoria de todo o sistema regional”, disse.

O parlamentar social-democrata recordou que “foi encomendado um estudo para definição do melhor modelo a implementar no transporte marítimo de mercadorias, com o intuito de projectar um verdadeiro futuro sustentável para a actividade económica na Região”.

O deputado do PSD/Açores eleito por Santa Maria congratulou o Governo da Coligação PSD/CDS/PPM, liderado por José Manuel Bolieiro, “pelo apoio e incentivo à economia regional, a um maior incremento de um mercado regional, em que o operador do tráfego local tem um papel preponderante”.

Carlos Rodrigues reconhece, por outro lado, que, “no caso específico de Santa Maria, verificam-se constrangimentos quando é necessário entroncar as duas vertentes de transporte de mercadorias, devido á falta de acordo do conhecido acordo designado por SLOTS”.

Segundo o parlamentar social-democrata, “decorreram e decorrem várias obras em portos de quase todas as ilhas, de modo a dotar estas infra-estruturas das condições necessárias para acompanhar, com segurança, a evolução do modelo de transporte marítimo de mercadorias a implementar progressivamente”.

“Desde 2021, entre obras concluídas e obras em curso, foram investidos mais de 168 milhões de euros, em que se incluem mais de 25 milhões em equipamentos portuários”, concluiu Carlos Rodrigues.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.