Início / Agricultura / PSD/Açores destaca criação do Perímetro de Ordenamento Agrário da Zona Poente da Ilha Terceira

PSD/Açores destaca criação do Perímetro de Ordenamento Agrário da Zona Poente da Ilha Terceira

O deputado do PSD/Açores Paulo Gomes enfatizou hoje, 7 de Outubro, a criação do Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) da Zona Poente da Ilha Terceira, considerando que o mesmo “responde às necessidades estruturais, de crescimento e de modernização solicitadas pelo sector agrícola”.

O social-democrata explica que “o Governo Regional procedeu ao alargamento do POA das Cinco Ribeiras/Santa Bárbara, criado em 1995, com a área de 1686 hectares, e que passa a integrar mais 580 hectares, das freguesias de São Bartolomeu, Doze Ribeiras e Serreta, perfazendo uma área total de 2440 hectares, e passando a denominar-se como Perímetro de Ordenamento Agrário da Zona Poente da Ilha Terceira”.

“A mudança veio responder às necessidades actuais dos empresários agrícolas, fazendo face aos estrangulamentos estruturais e infra-estruturais que condicionam a sua actividade, visando igualmente as vantagens na modernização das explorações, equacionada num quadro integrado e articulado com as medidas técnicas em implementação”, refere Paulo Gomes, em nota de imprensa do PSD Açores.

“É mais uma medida estratégica do Governo da Coligação, no âmbito da nossa agricultura, conforme reivindicavam vários empresários do sector, que se encontravam em situação menos favorável para avançar com investimentos para melhorar as suas explorações”, acrescenta o deputado do PSD/Açores.

Paulo Gomes diz ainda que “tem sido vontade expressa deste executivo melhorar as infra-estruturas agrícolas, por forma a criar condições para a redução dos custos de produção, numa política de desenvolvimento e incentivo à Agricultura”.

No caso do novo Perímetro de Ordenamento Agrário da Zona Poente da Ilha Terceira, “caberá agora ao IROA [Instituto Regional de Ordenamento Agrário] promover o estudo definitivo e a elaboração de projectos da área agora considerada, de forma a assegurar, de forma integrada, operações de emparcelamento rural, e a instalação de infra-estruturas físicas, como caminhos agrícolas, abastecimento de água e electrificação, na totalidade daquela área”, concluiu.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

António Ventura: “consumo de alimentos seguros e saudáveis é prioridade do Governo dos Açores”

Partilhar              O secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, frisou hoje, 18 de Julho, na …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.