Início / Agricultura / PSD/Açores destaca a “confiança das cooperativas agrícolas no trabalho do Governo Regional”

PSD/Açores destaca a “confiança das cooperativas agrícolas no trabalho do Governo Regional”

O deputado do Partido Social Democrata dos Açores (PSD/Açores) Luís Soares sublinhou esta manhã, de 31 de Janeiro, “a confiança sentida pelas cooperativas agrícolas da região, face ao bom trabalho que está a ser feito pelo Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) num sector que é essencial para o nosso desenvolvimento”.

O social-democrata falava após uma visita à Cooperativa BioAzórica, em Angra do Heroísmo, onde os deputados do PSD eleitos pela Terceira quiseram saber “como está a funcionar a cooperativa, assim como o seu relacionamento com o Governo, que pudemos comprovar se faz da melhor forma”, adianta uma nota de imprensa do PSD açoriano.

“Esse é aliás um ponto comum nos contactos que vamos fazendo com as associações ou cooperativas do sector agrícola”, referiu Luís Soares, lembrando que, no caso concreto da BioAzórica, “o governo apoiou aquela entidade, nos últimos dois anos, em cerca de 110 mil euros”. Um apoio “que superou em muito o que acontecia anteriormente, surgindo por via de uma resolução do Conselho do Governo, que assim o permitiu”, explicou.

Aposta no modo biológico

Segundo Luís Soares, “existe uma confiança crescente dos produtores em modo biológico dos Açores, como se comprova no crescimento da área de produção, que cresceu 324%, de 2019 para 2022, ou seja passou de 550 para 3.600 hectares”.

“O mesmo se pode dizer do próprio número de produtores locais, que aumentou 186%, no mesmo período, passando de cerca de 50 para mais de 160 produtores em modo biológico no arquipélago. E isso é sintomático, igualmente, da boa relação com a tutela e da valia das políticas que estão a ser seguidas”, afirmou o deputado.

“Vivemos uma conjuntura global bastante complexa, com a crise inflacionista, a Guerra da Rússia e da Ucrânia, e mesmo face à herança política nos Açores, o que ainda valoriza mais o esforço que tem sido feito por este governo para dizer ‘presente’, num setor tão importante para a nossa Região”, reforçou o parlamentar.

A diversificação agrícola “é uma realidade em pleno crescimento nos Açores, registando-se aumentos de produção e indicadores muito positivos, que são fruto da estratégia de diálogo permanente do governo com a Federação Agrícola dos Açores, permitindo preparar um futuro próximo prometedor para o sector”, disse também.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.